Campanha

Municípios do Grande Recife aguardam novo lote para retomar vacinação contra a gripe

Cidades que ainda estão vacinando já estão com estoque em baixa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/04/2020 às 13:36 | Atualizado em 13/04/2020 às 13:52
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Dia Mundial da Vacinação é comemorado neste 17 de outubro - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Mesmo com estoque em baixa, municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) seguem com a campanha de vacinação contra a gripe. No entanto municípios como Paulista, Olinda e a capital pernambucana, Recife, já suspenderam a vacinação devido à falta de doses.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a cidade aguarda por um novo lote a ser enviado pelo Ministério da Saúde. "Não é só no Recife, acabamos recebendo uma demanda de toda a RMR e temos feito o pedido da vacina, que é encaminhada do Ministério para o estado e do estado para os municípios. A procura foi grande e as vacinas acabaram, mas batemos a meta, vacinamos mais de 200 mil pessoas", disse o secretário durante o debate da Rádio Jornal desta segunda-feira (13). 

Confira o debate da Rádio Jornal:

A primeira fase da campanha, voltada para os idosos e profissionais de saúde, teve início no dia 23 de março e segue até o dia 15 de abril. É importante ressaltar que a vacina contra gripe não protege contra o novo coronavírus.

>> "Brasileiro não sabe se escuta ministro ou presidente da República", diz Mandetta

>> Em dia que Brasil supera os 1.200 mortos, Bolsonaro diz que "parece que o vírus está indo embora"

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, a demora na chada de vacinas se dá pela grande demanda feita ao Instituto Butantan, que produz as doses. Segundo ele, assim que as vacinas chegarem ao Estado, serão encaminhadas às cidades.

Olinda

Por meio de nota, a Prefeitura de Olinda informou que já atingiu a meta (90%) preconizada pelo Ministério da Saúde para o público alvo da vacinação contra Influenza. No grupo dos idosos, mais de 40 mil foram vacinados, o que representa 90,66% do total de 44.687.

Também foram imunizados cerca de seis mil profissionais da saúde, uma marca de 93,51% de um total de 7.307 trabalhadores. O somatório do público alvo até o momento é de 47 mil pessoas vacinadas. Ainda assim, a Secretaria de Saúde de Olinda aguarda uma nova remessa da imunização para abastecer os 50 postos de saúde da Atenção Básica e Especializada do município e retornar com a vacinação.

Jaboatão

Em Jaboatão dos Guararapes, a vacinação segue normalmente em unidades de saúde. No entanto, o serviço via drive thru no estacionamento do Shopping Guararapes está suspenso até a chegada de um novo lote de vacinas do Ministério da Saúde. No momento, a equipe da secretaria municipal de saúde está levantando quais os postos estão com estoque mais em baixa para poder remanejar cerca de 7 mil doses que ainda restam.

O município, chegou a vacinar mais de 80 mil pessoas nesta primeira etapa. Com isso, a meta de vacinação para a primeira fase da campanha foi alcançada. A expectativa era de que fossem vacinados 59.174 idosos e 15.528 profissionais da saúde.

No município, a vacinação está restrita aos moradores e acontece das 7h às 16h nas unidades de saúde. Para mais informações, o morador pode entrar em contato com a Central de Vacinação através dos números (81) 3476-2866 / 99975-2376 ou pelo e-mail: [email protected]

Camaragibe

Camaragibe também teve de suspender a vacinação via drive thru, mas segundo nota enviada pela Prefeitura, a vacinação segue sendo realizada de forma domiciliar pela manhã e à tarde nas Unidades Básicas de Saúde. Ainda segundo a nota há poucas vacinas da gripe disponíveis na cidade e entre esta segunda e terça-feira devem novas doses do governo federal.

Etapas da campanha

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe foi dividida em três etapas. A primeira fase, voltada para os idosos e profissionais de saúde, teve início no dia 23 de março e segue até o dia 15 de abril.

A segunda terá início no dia 16 de abril e será para os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários.

A última fase acontecerá entre os dias 9 e 23 de maio. Na terceira fase serão imunizadas crianças de 6 meses a cinco anos, gestantes, puérperas, adolescentes, jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiências e adultos entre 55 e 59 anos.

Comentários

Últimas notícias