pandemia

Músico do Recife faz suporte de sapatos para vizinhos durante quarentena

De duas camas velhas surgiram onze suportes de sapatos

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 15/04/2020 às 15:30 | Atualizado em 15/04/2020 às 15:49
Márcio Alencar
A iniciativa visa evitar que as pessoas entrem com os sapatos dentro de casa, levando toda sujeira da rua para dentro. - FOTO: Márcio Alencar

JC
Boa notícia - JC

Em meio a pandemia do coronavírus, todo cuidado é pouco. Pensando nisso, o músico Márcio Alencar resolveu transformar camas velhas, que estavam amontadas em sua casa, em suporte de sapatos para seus vizinhos no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. 

>> Governo de Pernambuco desmente fake news sobre medidas restritivas nos condomínios

>> Mundo tem mais de dois milhões de infectados com coronavírus

>> Brasil tem 14 mil pacientes curados do coronavírus: 55% dos casos confirmados

>> Sem aulas devido ao coronavírus, alunos da rede municipal do Recife e Olinda vão estudar em plataformas digitais

A ideia surgiu com a tentativa de fazer atividades físicas durante a quarentena. "Gosto de remar e como não posso praticar o esporte durante o isolamento, fico descendo e subindo as escadas do prédio. Foi assim que percebi que muitas pessoas estavam deixando os sapatos do lado de fora", explica. Com a observação, Márcio juntou o útil ao agradável, já que estava com duas camas quebradas em seu apartamento. 

"Vi que o estrado da cama poderia servir como uma prateleira para as pessoas deixarem os sapatos e até incentivar essa prática", completa. As camas renderam 11 suportes.

Junto ao presente, o músico deixou uma cartinha informando o uso e pedindo o cuidado dos vizinhos. "Foi feito com carinho! Caso não gostem do presente, fiquem à vontade para devolver ou dar para alguém que esteja precisando. Cuidem-se, cuidem dos outros e permitam-se ser cuidados!", escreveu. 

Boas ações

Mesmo com tantos casos e óbitos causados pela covid-19, a solidariedade, empatia e união da população conseguem trazer a esperança de dias melhores. Em Olinda, Estudantes e servidores do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) da cidade criaram a campanha 'Arte por solidariedade' que trocam obras de artes por doações para pessoas mais vulneráveis. 

>> Campanha troca obras de arte por doações para ajudar famílias da Ilha do Maruim, em Olinda, durante a quarentena

Já no Hospital Oswaldo Cruz, referência no tratamento ao coronavírus, a campanha 'Com Vida HUOC' arrecada alimentos para os profissionais que estão no front de combate da doença. 

>> Coronavírus: Hospital Oswaldo Cruz faz campanha para arrecadar lanches para funcionários durante pandemia

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

 

JC
Boa notícia - FOTO:JC

Comentários

Últimas notícias