Saúde

No Recife, vacinação contra a gripe é retomada com movimentação tranquila nos postos; drive-thru segue para idosos

Idosos e profissionais de saúde, que pertenciam ao grupo da primeira etapa, podem continuar se vacinando. No caso das pessoas maiores de 60 anos, o serviço de drive-thru segue sendo oferecido

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 16/04/2020 às 12:46 | Atualizado em 16/04/2020 às 12:53
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
IMUNIZAÇÃO Resultado do estudo aponta que acelerar a vacinação é passo estratégico para evitar uma terceira onda mais letal da doença - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início nesta quinta-feira (16), com mais de 150 pontos para imunização no Recife. Neste momento, podem ser vacinar pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, profissionais de segurança e de salvamento, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo, profissionais do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Idosos e profissionais de saúde, que pertenciam ao grupo da primeira etapa, podem continuar se vacinando. No caso das pessoas maiores de 60 anos, o serviço de drive-thru segue sendo oferecido.

Na manhã desta quinta, a reportagem esteve na Upinha Moacyr André Gomes, que fica no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. A movimentação no local estava bastante tranquila. Profissionais da unidade organizavam as pessoas que chegavam para se vacinar, preservando a distância entre elas. De acordo com a Prefeitura do Recife, a cidade recebeu 32 mil doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde, e deve chegar uma nova remessa ainda esta semana. Para se vacinar, basta levar um documento de identificação, a carteira de vacinação (caso possua) e o cartão SUS (caso possua), além de comprovação da doença, como laudo ou receita médica.

Na primeira etapa da campanha, que aconteceu de 23 de março a 15 de abril, segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), 215 mil pessoas foram vacinadas. Dessas, 174 mil eram idosos, que corresponde a 95% do público-alvo, e mais de 40 mil profissionais de saúde, 64% do total. Para a segunda etapa, o Ministério da Saúde não estipula meta. "Nessa segunda fase, o Ministério da Saúde não deu números. Porque, por exemplo, caminhoneiros, portuários, profissionais de segurança e de salvamento, muitas vezes trabalham em uma cidade e moram em outra. Eles podem se vacinar tanto no local de trabalho, como pode ser no local de residência", explica a diretora de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

Os idosos têm a opção de se vacinar em um dos pontos de drive-thru, que ficam no RioMar Recife, no bairro do Pina, na Zona Sul, ou na Avenida Beberibe, no bairro do Arruda, na Zona Norte, em frente ao Estádio José do Rego Maciel. Os serviços são fruto de uma parceria entre a prefeitura, o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Segundo Ana Sofia, a vacinação também pode ser feita em um posto de saúde. "A gente quer que, prioritariamente, que os idosos vão para o drive-thru, porque é uma estratégia só para eles. O drive-thru não faz aglomeração, tenta isolar o idoso de dentro da unidade de saúde, mas não havendo esta possibilidade, podem se dirigir às unidades", explica.

A autônoma Eliane Pereira, de 43 anos, esteve na Upinha na manhã desta quinta para se vacinar. Ela mora no Alto José do Pinho, na Zona Norte, tem asma e hipertensão, e preferiu se imunizar logo no primeiro dia da segunda fase da campanha. "Todo ano eu me vacino. Achei aqui bem organizado o atendimento. Acho que o drive-thru é mais para o caso dos idosos, porque quanto mais a gente fica aglomerado, pior. Mas seria bom se tivesse para todo mundo", declarou.

A operadora de caixa Dayse Lima, de 42 anos, foi à unidade, juntamente com sua mãe, a dona de casa Maria das Neves, de 82 anos. Ela conta que tentou levar a mãe na primeira fase, mas não conseguiu vacinar a idosa. "A gente veio hoje porque não tinha vacina nos postos antes. Eu tentei ir três vezes com ela e não conseguimos. Hoje, aproveitamos e viemos nós duas, porque eu sou diabética, aí também tomo a vacina", comenta Dayse.

Já a autônoma Ariana Silva, de 41 anos, achou melhor já fazer logo a imunização. "Ano passado acabei não me vacinando, mas quase sempre eu tento vir. Este ano achei importante vir logo, principalmente por causa desta questão do coronavírus. Achei tranquila a vacinação, foi rápido", afirma.

"É muito importante dizer que essa vacina não protege da covid-19. Ela protege contra influenza. Mas é muito importante se vacinar porque a influenza, nesses grupos prioritários, pode trazer risco de complicação, como risco de internamento e morte. E também, se uma pessoa já fez a vacina de influenza e apresenta um sintoma gripal, vai para uma unidade de saúde, isso já direciona o diagnóstico do profissional de saúde", afirma Ana Sofia.

Os locais de vacinação podem ser consultados no site da Prefeitura do Recife. A imunização acontece das 8h às 17h. Esta etapa segue até o dia 8 de maio de 2020. Entre os dias 9 e 23 de maio acontece a terceira fase da campanha nacional, quando serão vacinadas as pessoas com deficiência, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.

Veja quem pode se vacinar nesta segunda etapa

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, entre outros, de qualquer idade;
- Profissionais de segurança e profissionais de salvamento;
- Caminhoneiros;
- Portuários;
- Motoristas de transporte coletivo;
- Profissionais de sistema prisional e pessoas privadas de liberdade;
- Idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram durante a primeira etapa.

Que documentos devo levar?

- Documento de identificação;
- Carteira de vacinação (caso tenha);
- Cartão do SUS (caso tenha);
- Documento que comprove a necessidade de imunização, como comprovantes laborais, crachás ou carteira de trabalho;
- As pessoas que têm doenças crônicas, como asmáticos, hipertensos, diabéticos, obesos, transplantados, devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da vacina.

Comentários

Últimas notícias