BOLETIM

Pernambuco registra 266 novos casos confirmados de covid-19 neste domingo

O número de óbitos também aumentou. Entre os dias 13 e 18 de abril, 11 pessoas morreram por causa da covid-19, totalizando 216 óbitos no Estado

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 19/04/2020 às 18:48 | Atualizado em 19/04/2020 às 19:20
PIXABAY
O diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, explicou que, apesar de ter ocorrido mais mortes por covid-19 no Reino Unido desde o surgimento da variante, isso não necessariamente está ligado à letalidade do vírus - FOTO: PIXABAY

O Estado de Pernambuco possui 266 novos casos confirmados do novo coronavírus (covid-19), segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), neste domingo (19). Também houve aumento do número de óbitos no Estado. Foram confirmados 11 novas mortes - sendo seis homens e seis mulheres, entre 19 e 97 anos, que faleceram entre os dias 13 e 18 de abril - totalizando 216 mortes pela covid-19

Do total de 2.459 ocorrências do novo coronavírus, 1.739 estão em isolamento domiciliar e 408 seguem internados, sendo 74 pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 334 em leitos de enfermaria. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta que 96 pacientes já estão recuperados da doença.

“Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 83 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países”, diz o documento oficial.

Dois dos 11 pacientes que morreram por causa da covid-19, tinham relatos de comorbidades. Um paciente tinha cardiopatia e o outro tinha diagnóstico de doença renal crônica. “Os demais não tinham relatos de comorbidades associadas em suas fichas de notificação”, consta no boletim.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 966 casos foram confirmados e 659 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

Vagas de UTI

De acordo com a Central Estadual de Regulação Hospitalar, Pernambuco possui 646 leitos para a covid-19 e a taxa de ocupação é de 88%. Dos 319 leitos de UTI, 304 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 95%. Já os leitos de enfermaria são 327 no total, sendo 271 leitos já ocupados, ou seja, cerca de 83% na taxa de ocupação.

Nesse sábado (18), o governador de Pernambuco Paulo Câmara destacou a importância da oferta de novas vagas de UTIs, entregues esta semana. Com a entrada em operação do antigo Hospital Alfa em Boa Viagem e a abertura de novas vagas na Maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, essas unidades se juntam ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz como principais centros de referência no Estado para tratar os pacientes da Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias