Campanha

Com EPIs em falta, profissionais de saúde criam campanha para arrecadar doações durante o coronavírus

A campanha incentiva a doação do avental de manga longa impermeável ou de valores para ajudar na produção do equipamento

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 20/04/2020 às 16:27
Notícia
Foto: Pixabay
São cinco vagas para médico, enfermeiro e técnico de enfermagem - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

Na combate ao coronavírus, o avental de manga longa impermeável é um dos equipamentos essenciais na proteção individual dos profissionais de saúde. No entanto, um objeto tão importante se encontra em escassez em diversos hospitais do Recife, como o Agamenon Magalhães, em Casa Amarela. Por isso, profissionais de saúde uniram-se e criaram a campanha "Avental do Bem".

>>Com 18 mortes e 231 casos novos de coronavírus, Pernambuco totaliza 234 óbitos e 2.690 infectados

>> Coronavírus: Respiradores destinados para UTIs em Pernambuco já estão em pleno uso

>> Pias de rua ajudam a barrar coronavírus na Entra Apulso

>> Coronavírus: Hospital Oswaldo Cruz faz campanha para arrecadar lanches para funcionários durante pandemia

>> Sem conseguir UTI, técnica em enfermagem de 30 anos morre com suspeita de covid-19 em Pernambuco

A campanha incentiva a doação do material ou de valores para ajudar na produção dos equipamentos. "Existe uma demanda muito grande pelo material, daí pensamos em realizar uma campanha para produção de aventais, comprando a matéria-prima e mobilizando costureiras para confecção do item. É uma ação solidária que reúne os esforços dos profissionais da saúde e demais atores da sociedade civil", esclarece Juliana Souto Maior, dentista e uma das idealizadoras da campanha. 

A iniciativa é divulgada no Instagram e conta com vários relatos de profissionais que estão no combate da doença e explicam a importância do material. A médica cardiologista do Agamenon Magalhães Cecília Cavalcanti relata, em uma das postagens, o porquê da falta do equipamento. "O equipamento não era de uso rotineiro na unidade, por isso o fornecimento dificultoso e limitado. Esse avental utilizamos em cima da roupa e serve garantir o isolamento de contato. Ele deve ser utilizado não apenas por médicos, mas por todo profissional que tiver contato com os pacientes", explica.  

Quem quiser doar pode entregar os itens na farmácia central do Hospital Agamenon Magalhães ou fazer tudo pela internet, com a vaquinha criada pela ação. 

 

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias