COVID-19

Coronavírus: Respiradores destinados para UTIs em Pernambuco já estão em pleno uso

Segundo informe da Central Estadual de Regulação Hospitalar, há 319 leitos de UTI em Pernambuco, com 95% de ocupação. Ou seja, apenas 15 leitos de UTI estão disponíveis na rede

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 20/04/2020 às 7:00 | Atualizado em 20/04/2020 às 9:17
BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM
Respirador, equipamento fundamental no tratamento de pacientes graves de covid-19 - FOTO: BRENDA ALCÂNTARA/JC IMAGEM

Atualizada às 9h15

Na corrida contra o tempo no combate ao novo coronavírus (covid-19), Pernambuco ganhou um reforço importante, mas que só revela o quanto ainda é preciso batalhar. O Ministério da Saúde, encaminhou neste domingo (19), dez respiradores para o Estado. Os equipamentos chegaram pela manhã, e até o final da noite já haviam sido instalados nos leitos na unidade de campanha no Hospital Alfa, em Boa Viagem. Dada urgência da situação - Pernambuco registra, até o momento, 266 novos casos confirmados da covid-19- , todos os respiradores recebidos já estão sendo utilizados por pacientes em estado mais grave da covi-19.

>> População de Noronha está dividida sobre quarentena, que valerá a partir desta segunda

>> Coronavírus: Sindicato dos Médicos de Pernambuco repudia atitudes discriminatórias contra os profissionais da saúde em condomínios

>>Covid-19 leva maioria dos Estados a vigiarem celulares

“É um esforço muito grande que todos nós estamos fazendo para conseguir respiradores. Esforços do governo federal, governo estadual, da prefeitura, e tem sido assim no mundo inteiro”, afirmou o ex-secretário estadual de Saúde e um dos coordenadores dos hospitais de campanha geridos pela OS do Hospital de Câncer de Pernambuco, Iran Costa. O gestor também ressalta o empenho que todos os profissionais de saúde estão tendo nesse cenário de pandemia.

De acordo com a Secretária de Saúde de Pernambuco (SES), além do aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus no Estado, o boletim também informou que houve mais 11 óbitos em decorrência da doença. Foram seis homens e cinco mulheres, residentes em Recife (6), Jaboatão dos Guararapes (1), Olinda (2), Igarassu (1) e São Lourenço da Mata (1), entre 19 e 97 anos. As mortes ocorreram entre os dias 13 e 18 de abril, totalizando 216 mortes pela covid-19.

Também consta no boletim, que Pernambuco possui 646 leitos destinados para pacientes com Sindrome Respiratória Aguda (SRAG)/Covid-19, mas 88% já estão ocupados. Segundo a Central Estadual de Regulação Hospitalar, há 319 leitos de UTI no Estado, com 95% de ocupação. Ou seja, apenas 15 leitos estão disponíveis na rede. Já os leitos de enfermaria,  há 327 mas só 56 estão disponíveis, o que representa uma ocupação de 83%.

>> Sem conseguir UTI, técnica em enfermagem de 30 anos morre com suspeita de covid-19 em Pernambuco

A técnica em enfermagem Williane Maily Lins do Santos, de 30 anos, não consta entre os casos laboratorialmente confirmados neste último boletim. A Secretaria de Saúde informou que as amostras colhidas da paciente ainda estão sendo investigadas. Williane morreu na última sexta-feira (17), no Hospital João Murilo, no município de Vitória de Santo Antão. Com o quadro clínico de Síndrome Respiratória Aguda Grave, há suspeita que ela tenha sido mais uma vítima do novo coronavírus.

No entanto, os familiares denunciam que houve demora para entuba-la e complicações na disponibilização de um leito de UTI. Procurado pela reportagem, o Hospital João Murilo informou, por nota, que a paciente deu entrada na unidade com sintomas de crise respiratória, “tendo submetida a exames logo no início do seu atendimento”. “A paciente iniciou o uso de antibiótico mediante resultado dos exames. O atendimento seguiu todos os protocolos adequados para o caso da paciente, tendo sido realizada a intubação e solicitação de UTI no momento mais adequado”, informou a unidade de saúde, que conta com seis leitos de isolamento para casos suspeitos de coronavírus, sendo três voltados para pacientes mais graves.

"Ela era uma mulher jovem, sem qualquer problema de saúde, nunca foi tabagista, era saudável, trabalhadora. Não sou Deus para dizer que ela iria sobreviver, mas possuía grandes chances. Trinta anos sem patologias. Uma UTI a salvaria", afirmou  a médica nefrologista Suzana Melo, que era chefe e amiga da vítima. 

Do total de 2.459 ocorrências confirmadas do novo coronavírus no Estado, 1.739 estão em isolamento domiciliar e 408 seguem internados, sendo 74 pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 334 em leitos de enfermaria. O boletim da SES, também mostrou que 96 pacientes já estão recuperados da doenças.

Parques e Praias

O decreto estadual que determina o fechamento dos parques públicos, praias e seus calçadões, vale até esta segunda-feira (20). De acordo com o Palácio do Campo das Princesas, o governador e sua equipe fará uma nova avaliação para determinar a possibilidade de prorrogar novamente a medida. O objetivo do governo é intensificar o isolamento social, principal recomendação da Organização Mundial de Saúde para conter os avanços da covid-19.

 

Comentários

Últimas notícias