Saúde

Recife recebe 42 mil novas doses e vacinação contra a gripe será retomada nesta quarta

Com a chegada de 42 mil doses, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), a capital pernambucana conta com 150 pontos de imunização, que funcionam das 8h às 17h

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 21/04/2020 às 10:54 | Atualizado em 21/04/2020 às 10:54
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
IMUNIZAÇÃO Resultado do estudo aponta que acelerar a vacinação é passo estratégico para evitar uma terceira onda mais letal da doença - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Suspensa nesta terça-feira (21) devido ao feriado de Tiradentes, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será retomada nesta quarta-feira (22) no Recife. Com a chegada de 42 mil doses, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), a capital pernambucana conta com 150 pontos de imunização, que funcionam das 8h às 17h. Nessa segunda (20), mais de sete mil doses foram aplicadas.

Nesta fase, podem se vacinar pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, profissionais de segurança e de salvamento, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores de transporte coletivo, profissionais do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Idosos e profissionais de saúde, que pertenciam ao grupo da primeira etapa, podem continuar se vacinando.

De acordo com a prefeitura, o Programa de Imunização (PNI) do Recife já vacinou 250 mil pessoas. Deste grupo, 183 mil eram idosos, atingindo 99,6% do público-alvo. Além deles, 42 mil profissionais de saúde, 66,8% do total, foram imunizados. Para a segunda fase da campanha, o MS não estipula meta de vacinação.

Esta etapa segue até o dia 8 de maio de 2020. Entre os dias 9 e 23 de maio acontece a terceira fase da campanha nacional, quando serão vacinadas as pessoas com deficiência, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.

Veja quem pode se vacinar nesta segunda etapa

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, entre outros, de qualquer idade;
- Profissionais de segurança e profissionais de salvamento;
- Caminhoneiros;
- Portuários;
- Motoristas de transporte coletivo;
- Profissionais de sistema prisional e pessoas privadas de liberdade;
- Idosos e profissionais de saúde que não se vacinaram durante a primeira etapa.

Que documentos devo levar?

- Documento de identificação;
- Carteira de vacinação (caso tenha);
- Cartão do SUS (caso tenha);
- Documento que comprove a necessidade de imunização, como comprovantes laborais, crachás ou carteira de trabalho;
- As pessoas que têm doenças crônicas, como asmáticos, hipertensos, diabéticos, obesos, transplantados, devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da vacina.

Comentários

Últimas notícias