A Central de Regulação de Leitos de Pernambuco a partir da próxima quinta-feira (23) irá funcionar em um novo espaço, com o dobro de capacidade de atendimento. O serviço, que é responsável por definir o encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) deixará de funcionar na Praça Oswaldo Cruz, localizada na Boa Vista, no Centro do Recife, para ocupar os auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Região metropolitana da capital.
De acordo com o governo do Estado, nos últimos 30 dias a central de regulação de leitos registrou um aumento de 316% nas solicitações de internamento, visto que houveram aberturas de novas unidades de saúde e ampliação de leitos para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.
- Com EPIs em falta, profissionais de saúde criam campanha para arrecadar doações durante o coronavírus
- Coronavírus: veja qual a pena para quem descumpre as medidas de isolamento social
- Grupo em Prevenção Posithivo arrecada doação para população prioritária
- "Sem isolamento no Recife, já teríamos mais de mil mortes por coronavírus", diz Geraldo Julio
Para o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, a projeção é de que nesta semana a demanda de novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aumente para cerca de 460 solicitações, já que o Estado saiu de 146 para 361 requerimento de novos leitos. Por conta disso, a central de regulação mudou de local e contratou 141 novos profissionais, sendo 64 enfermeiras, 63 médicos e 14 teleatendentes para realizar o cadastramento de informações básicas.
Central de regulação de leitos
A central de regulação de leitos, que é acessada pelos médicos por meio de sistema online ou por ligação telefônica, recebe demandas de todas as unidades de saúde de Pernambuco que lidam com casos de urgência/emergência, UTI e obstetrícia, sejam estaduais, municipais, federais ou particulares que prestam serviço ao SUS, com a função de avaliar os casos encaminhados e, a partir daí, indicar o serviço mais adequado ao perfil clínico do paciente.
Leitos abertos
Segundo dados da Central Regulação de Leitos de Pernambuco, a rede estadual atingiu, nesta terça-feira (21), a marca de 646 leitos abertos para assistência aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), suspeitos e confirmados para o coronavírus.
Os leitos registram uma ocupação média de 89% e estão divididos em 319 de UTI, com 99% de ocupação e 327 de enfermaria, com 80% de ocupação
Comentários