Decisão

Após anos de espera, casal adota criança por videoconferência em Pernambuco em meio à pandemia do coronavírus

Às 10h da última quinta-feira (23), a sentença de adoção foi proferida pela juíza Christiana Caribé, por meio de uma plataforma emergencial de videoaudiência disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 27/04/2020 às 13:49 | Atualizado em 27/04/2020 às 15:30
ANDRÉ NERY/ACERVO JC IMAGEM
Juíza Christiana Caribé proferiu a sentença - FOTO: ANDRÉ NERY/ACERVO JC IMAGEM

A audiência de instrução e julgamento, marcados para o dia 2 de abril na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaboatão dos Guararapes, era o que faltava para a conclusão do processo de adoção da pequena Maria, de um ano e onze meses. A suspensão do atendimento presencial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), devido à pandemia do novo coronavírus, no entanto, adiou o sonho do casal Daniela Silva e Thiago Cavalcante, mas não por muito tempo. Às 10h da última quinta-feira (23), a sentença de adoção foi proferida pela juíza Christiana Caribé, por meio de uma plataforma emergencial de videoaudiência disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

"Nós achamos maravilhoso. Acelerou o processo que estava em andamento, foi com segurança, foi tudo dentro da lei e facilitou para ambas as partes. Nosso sentimento é de muita alegria, amor e realização. Foi um sonho que agora está concretizado, temos a nossa filha e está tudo ótimo", relata Daniela Silva, de 41, que é gerente administrativa. Inscritos no Sistema Nacional de Adoção (SNA) desde o fim de 2015, Daniela e Thiago estavam com a guarda provisória de Maria, em estágio de convivência, desde dezembro de 2019.

Regulamentada pelo Judiciário estadual desde a sexta-feira (17), a plataforma emergencial criada pelo CNJ pode ser utilizada em audiências de processos do sistema socioeducativo, além da realização de audiências e atos de urgência. A juíza Christiana Caribé, titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaboatão dos Guararapes, conta que após identificar o caso de Daniela e Thiago, solicitou à equipe que entrasse em contato com o casal para saber a disponibilidade de ambos para realizar a audiência. Para isto, foi enviado um documento por e-mail, que se assemelha a uma intimação.

"É uma ferramenta que veio em um momento muito difícil da história, mas acredito que todos os tribunais vão se adaptar. É possível continuar utilizando-a mesmo após o fim da pandemia, pois vai facilitar muitos processos", afirma a juíza. Além dela e do casal, participaram da videoaudiência a promotora de Justiça e psicológica que acompanhou o período de estágio de convivência.

Christiana diz que já observou, na Comarca de Jaboatão dos Guararapes, outras quatro crianças que também estão em estágio de convivência e que os casos têm a possibilidade de terem um desfecho por videoaudiência. "O período do estágio de convivência varia de 30 a 90 dias pela lei. Quanto menor a criança, mais rápido o estágio, porque a adaptação é mais fácil. Quando a criança é maior, é necessário mais tempo. Mas o prazo pode ser ampliado após os 90 dias, caso a equipe solicite", comenta a juíza.

Atualmente, no Brasil, existem 4.994 crianças disponíveis para adoção, e 2.516 já estão passando pelo processo para serem adotadas. A quantidade de crianças acolhidas, no entanto, ultrapassa a marca de 34 mil. Já em Pernambuco, o número de crianças disponíveis é de 152, enquanto 80 estão no processo e 1.022 estão acolhidas. De acordo com a juíza Christiana, a fila de adoção é sempre grande, mas os processos estão andando mais rápido.

"Todas as medidas e ferramentas usadas hoje promovem uma maior celeridade. O que atrapalha bastante o processo são pessoas que insistem em fazer de forma ilegal. Ainda temos que trabalhar muito a cultura do brasileiro, para se manter na legalidade e seguir as normas. Se todos estivessem dentro da lei, a fila andaria mais rápido para todos", acrescenta a magistrada.

Para Daniela, o processo foi lento, mas gratificante em seu desfecho. "Em alguns momentos a gente desacreditou, ficou triste. Mas a conclusão final é o que importa, aconteceu o que tinha que acontecer. Não é nosso tempo, é o tempo de Deus e eu não tenho palavras para descrever a minha alegria e emoção em ter minha filha", completa.

Como é o processo de adoção no Brasil?

Da Agência Brasil

O Brasil tem atualmente 4,9 mil crianças e adolescentes para a adoção. A legislação brasileira define critérios para que pessoas interessadas adotem. Cada estado apresenta sua especificidade no processo, mas alguns pontos são comuns.

O primeiro passo para quem quer adotar é procurar a Vara de Infância e Juventude (VIJ) da sua região. Lá, a pessoa obterá informações específicas sobre o processo na sua comarca. Além disso, apresentará uma lista de documentos, como cópia dos documentos pessoais – CPF, identidade, certidão de casamento ou união estável (se for o caso) –, comprovante de residência, comprovante de bons antecedentes criminais e atestado de saúde física e mental.

Após protocolar a inscrição, a pessoa – ou casal – deve participar de um curso de preparação psicossocial e jurídica voltada para adoção. Nesse curso, os candidatos a adotantes adquirem uma noção mais ampla da importância da preparação emocional de toda a família e de todas as mudanças que virão com a chegada de um novo integrante.

Após o curso, a pessoa se submete a uma entrevista com psicólogos e assistentes sociais que assessoram o juiz da Infância e Juventude. Essa entrevista é feita para que o juiz, através de seus assessores, conheça melhor aquela família e as relações que são vivenciadas por ela. É também nessa etapa que os postulantes à adoção especificam o perfil de jovem que querem adotar.

O juiz será o responsável por aprovar ou não o nome daquela pessoa ou casal como candidatos a adotar uma criança ou adolescente. Em caso de aprovação do juiz, o nome da pessoa é incluído no Sistema de Adoção local e nacional. Ela poderá acolher uma criança tanto da comarca de seu domicílio como também em outras comarcas.

Adotar uma criança, no entanto, é uma tarefa mais complexa do que um simples passo a passo. Envolve a mudança na vida e na rotina de várias pessoas e, principalmente, o bem-estar de uma criança que, muitas vezes, vem de um lar turbulento, com um passado de violações aos seus direitos, e precisa de um novo e amoroso lar para retomar sua história.

Comentários

Últimas notícias