Informações e dicas para cuidados do seu bicho de estimação, seja ele um gato, cachorro, pássaro ou peixe de aquário, além de dicas de alimentação, adestramento, saúde e outros serviços
Meu Pet

Fique por dentro das novidades do mundo pet e confira as melhores dicas para cuidado de gatos, cachorros e outros bichinhos de estimação

COLUNA MEU PET

Uso de álcool e detergentes pode provocar alergias e queimaduras nos pets

Médica veterinária faz alerta para uso de produtos apropriados para cães e gatos que podem evitar a propagação do novo coronavírus

Priscila Miranda
Cadastrado por
Priscila Miranda
Publicado em 27/04/2020 às 13:16 | Atualizado em 27/04/2020 às 13:19
Pixabay
Nesta sexta-feira (9) comemora-se o Dia do Profissional de Medicina Veterinária. - FOTO: Pixabay

Priscila Miranda, da Coluna Meu Pet

Definido como uma das principais “armas” para evitar a propagação do novo coronavírus, o ato de lavar nossas mãos com sabão, detergente e álcool em gel é recomendado por médicos e especialistas no mundo inteiro. Mas quem tem pet em casa também pode higienizá-lo com esses tipos de produto?

A médica veterinária Isabela Alcântara explica que a pele dos animais é diferente da pele humana e, por isso, produtos específicos para as pessoas não são adequados para os pets.

“A pele humana tem um PH [nível de acidez] levemente ácido. E a dos animais, como cães e gatos, varia de 7 a 7,5, que já um PH neutro para o alcalino. Então, se você coloca substâncias que não são testadas, não são aprovadas para a pele daquele animal, elas podem causar reações alérgicas e queimaduras. O álcool, além de ressecar a pele do animal, pode provocar algum tipo de queimadura. O que você pode fazer com o álcool é utilizar nas coleiras e na guia após o passeio, mas nunca diretamente no animal”, explica Isabela.

Leia também: >> O perigo do apego excessivo com os pets durante a quarentena

>> Isolamento pode gerar ansiedade nos pets e até automutilação

>> Restaurante popular vai doar comida para animais de rua no Recife na pandemia do coronavírus

Outro produto comum usado na limpeza é o detergente que, segundo a veterinária, também pode afetar as mucosas de pets.

“O detergente, além de provocar reações alérgicas, pode irritar a mucosa. Os animais têm o hábito de se lamber. Lambem a pata e o corpo, principalmente os felinos. Os cães passam a se lamber quando se sentem incomodados com alguma coisa, com uma irritação na pele. Então, uma ingestão também pode provocar algum tipo de reação”, alerta.

O ideal para a limpeza e higiene dos pets é manter os produtos já usados no cotidiano dele que são voltados para as especificidades de cada um. “Lembrar de secar bem o pelo do pet para evitar que haja umidade e o aparecimento de fungos. Existem opções de produtos em farmácias de manipulação veterinária, como sprays, mousses e lenços umedecidos. As formulações são a base de hipoclorito e hidroviton, que é um hidratante para a pele”, diz a veterinária.

Coronavírus e os pets

Mesmo com registros isolados de infecção de animais de estimação por covid-19 e sem evidências científicas da transmissão direta do coronavírus de pets para os seres humanos, a higiene do animal é importante para evitar que o novo coronavírus se propague. Assim como superfícies e objetos que podem abrigar o vírus por alguns momentos, patas e pelos de cães e gatos podem ser vetor de transmissão se tiverem contato com as pessoas que os toquem.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA MEU PET EM jc.com.br/meu-pet

Comentários

Últimas notícias