NOVO CORONAVÍRUS

Covid-19: Estado lança programa de acolhimento para profissionais de saúde

Atendimento oferecerá a servidores e seus familiares atendimento de diferentes especialidades

Amanda Rainheri
Amanda Rainheri
Publicado em 29/04/2020 às 19:52
Notícia
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
O Governo do Estado disponibiliza a partir de hoje 40 leitos, sendo 20 na Terapia Intensiva (UTI), para conter o avan,c do coronavírus, em Pernambuco. As novas vagas foram abertas no Hospital de Referência Covid-19, no antigo Hospital Alfa, em Boa Viagem. - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

Começa a funcionar nesta quinta-feira (30) um programa de acolhimento para profissionais e familiares de profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus (covid-19) no Estado. O "Acolhe SES" é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que levará teleatendimento com diferentes especialidades a servidores públicos e seus familiares. 

>> Cremepe recomenda priorizar leitos de UTI do coronavírus para quem tem mais chance de sobreviver

>> "A guerra está em pleno vapor e só tende a piorar", diz médico infectologista sobre expansão da covid-19 em Pernambuco

>> Coronavírus: Em Pernambuco, novos leitos são abertos e rapidamente ocupados

"Sabendo do estresse, da angústia e do medo que esses profissionais da saúde passam, estamos montando uma central de acolhimento para profissionais da saúde e familiares de servidores que estejam em sofrimento e conflito emocional. É um cuidado para quem cuida", destacou o secretário de saúde de Pernambuco André Longo. 

O atendimento funcionará gratuitamente através do telefone 0800 081 4100, de segunda a sábado, sempre das 7h às 19h. Mais de 30 profissionais, entre psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e residentes em saúde mental e da família realizarão os atendimentos. "Eles ouvirão individualmente as demandas de cada paciente, para garantir o acolhimento que cada profissional ou familiar de servidor merece nesse enfrentamento ao novo coronavírus", destacou Longo.  

Nesta quarta-feira (29), o governo estadual inaugurou o terceiro centro de testagem voltado para os profissionais de saúde e segurança, localizado na sede da SES, no Bongi, na Zona Oeste da capital. Ele funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As outras duas unidades ficam no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), bairro da Boa Vista, e no Centro de Convenções, no bairro de Salgadinho, em Olinda. 

O Estado tem 1.649 casos confirmados do novo coronavírus em profissionais da área da saíde, além de 1.096 descartados. 

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias