saúde

Hospital Otávio de Freitas cede leitos de acidentes automobilísticos para o tratamento da covid-19

São 10 leitos para UTI e 54 leitos para enfermagem

Manuela Figuerêdo
Cadastrado por
Manuela Figuerêdo
Publicado em 30/04/2020 às 8:16 | Atualizado em 30/04/2020 às 9:10
Divulgação/Governo
Hospital Otávio de Freitas - FOTO: Divulgação/Governo

Durante entrevista para a Rádio Jornal, nesta quinta-feira (30), Hermes Wagner, médico do Hospital Otávio de Freitas, unidade voltada para o tratamento tuberculose e doenças respiratórias, que fica localizada no bairro de Tejipió, no Recife, confirmou a abertura de 10 novos leitos para o covid-19 e 54 leitos para enfermaria. O hospital já contava com 20 leitos para UTI e enfermaria voltados para o coronavírus, que já estão totalmente ocupados.

>>Com UTIs para coronavírus cheias em Pernambuco, conselho de medicina instrui priorizar quem tem mais chance de sobreviver

>>"A guerra está a pleno vapor e só tende a piorar", diz médico infectologista sobre expansão da covid-19 em Pernambuco

>>Coronavírus: Em Pernambuco, novos leitos são abertos e rapidamente ocupados

"Em ação conjunta com o Governo do Estado e do diretor do hospital, além do esforço de toda equipe, vão abrir mais 10 leitos de UTI e mais 54 leitos para pacientes de enfermaria", explica o médico. Os leitos de enfermaria vão ocupar parte de ortopedia, que reduziu praticamente pela metade - são 120 leitos para trauma. "Por causa da redução dos acidentes automobilísticos, principalmente moto, conseguimos ceder uma parte do pavilhão e esses 54 leitos estão sendo adaptados para que possam receber pacientes de covid-19", esclarece Hermes. "Acredito que neste final de semana estará pronto, porque estava precisando de reformas físicas, para a segurança dos profissionais de saúde e na última visita, estava bem adiantado", completa. 

Maciel Junior

O médico também comentou sobre a situação do jornalista Maciel Junior, diagnosticado com coronavírus, que foi recentemente entubado. "Essa entubação é para proteger o paciente, mesmo que ele esteja tomando uma série de medicamentos protetores, como antibióticos. A entubação protege o pulmão dele, como se fosse uma anestesia prolongada, que pode durar de duas a três semanas. Então os pacientes que conseguem chegar cedo na UTI, como foi o caso dele, quando tem uma piora no padrão respiratório, já é sedado e entubado como forma de proteção. A evolução é realmente lenta, mas ele está se recuperando. Acreditamos que ele vai reagir em breve e voltar a normalidade", disse Hermes.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias