Data comemorativa

Por causa do coronavírus, Dia das Mães será comemorado sem beijos e abraços e com ajuda da tecnologia

Neste momento de isolamento social, a tecnologia é uma das aliadas para aproximar quem está longe

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 06/05/2020 às 16:59 | Atualizado em 06/05/2020 às 17:17
REPRODUÇÃO / WHATSAPP
A videoconferência é um dos recursos que pode ser utilizado na data - FOTO: REPRODUÇÃO / WHATSAPP

Família reunida, almoço na mesa e conversa para todos os lados. Eram assim todas as comemorações do Dia das Mães na casa da secretária Andréa Pimentel. "É a data em que todos os filhos, netos e bisnetos se reúnem", explica. Sua mãe, Adonilde Pimentel, tem sete filhos, 11 netos e quatro bisnetos. No entanto, neste ano será diferente. Com o coronavírus, não terá abraços, beijos e nem toda família reunida em volta da mesa. Por ser do grupo de risco, a matriarca da família está isolada e irá comemorar a data, junto aos seus familiares, por meio do celular. 

>> JC homenageia as mães

>> Agenda de lives para o Dia das Mães: Roberto Carlos, Ivete, Augusto César e muito mais

>> Dia das Mães: onde comprar presentes com desconto sem sair de casa

>> Veja como comprar presente do Dia das Mães de forma segura e sem sair de casa em tempos de coronavírus

"Toda família está triste com a situação. Gostamos muito de festa e de nos reunirmos, mas temos que zelar pela saúde de todos. Por isso, a melhor opção é comemorar cada um da sua casa. Marcamos uma videoconferência e como tem muita gente, separamos por horário. De manhã serão os filhos, a tarde os netos e assim por diante", relata a secretária. 

Quem compartilha do mesmo sentimento por não poder se reunir em uma data tão especial é a psicóloga Carmem Lucena. Sua família também é numerosa e adora se reunir. "Nas reuniões da família geralmente tem uma faixa de 20 a 25 pessoas, incluindo familiares e agregados". Sua mãe também está isolada, e as trocas de carinho, tão comuns no dia a dia, serão feitas apenas por ligação. 

Tecnologia como aliada 

Nessas horas a tecnologia é a melhor aliada. "É um momento de reinvenção para todos. Procurar estar perto, mesmo em ligação, videochamada ou troca de mensagens é uma forma de aliviar o peso de comemorar uma data tão afetiva longe de quem se ama", aconselha a psicóloga Gabriela Amorim. 

Por isso é importante tentar, de alguma forma, manter o vínculo e o espírito festivo na comemoração. "Muitas mães estão isoladas por causa da idade ou por terem algum problema que as encaixam no grupo de risco. Para minimizar o peso do isolamento é muito importante saber que os familiares se preocupam e que, mesmo com a distância, fazem algo para estar perto", conclui.  

Aplicativos para videochamadas 

As videochamadas são uma das formas para matar um pouco da saudade de quem vai passar a data longe da família. Elas podem ser feitas por diversos aplicativos e de diferentes formas.  

1. WhatsApp 

Apesar de ser mais popular para mensagens e ligações, também dá para fazer videochamadas pelo WhatsApp. O aplicativo restringia a quantidade de usuários por ligação e era permitido apenas quatro pessoas. No entanto, com o isolamento social, o número aumentou. Desde abril, o aplicativo suporta oito pessoas por chamada.    

2. Facebook Messenger 

Se a família for muito grande, a melhor opção é o Facebook Messenger. Nele é permitido a conexão com até 50 pessoas em uma videochamada. Mas para isso é preciso que todos os usuários tenham conta no Facebook. 

3. Google Duo 

O Duo é um app do Google focado apenas em videochamada. Nele é permitido que até 12 pessoas se reúnam na conversa. O aplicativo pode ser usado tanto em navegadores quando baixado para Android e iOS. 


Comentários

Últimas notícias