COVID-19

"O esforço destes 15 dias pode salvar muitas vidas", diz prefeito sobre endurecimento do isolamento no Recife

Segundo Geraldo Julio, o isolamento social já ajudou a salvar a vida de mais de 3 mil pessoas na capital

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 11/05/2020 às 16:18 | Atualizado em 11/05/2020 às 16:21
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Movimentação nas ruas do centro do Recife durante a pandemia do coronavírus - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (11), a Prefeitura do Recife falou sobre o endurecimento das medidas restritivas, anunciadas pelo Governo do Estado, na tentativa de frear a disseminação do novo coronavírus (covid-19). Segundo o prefeito Geraldo Julio, o isolamento social já ajudou a salvar a vida de mais de 3 mil pessoas na capital pernambucana. As regras passam a valer a partir do próximo dia 16 de maio. Entre as medidas está a restrição do trânsito de veículos. De acordo com a prefeitura, quem não obedecer, poderá ter o veículo apreendido. 

>> Médicos estão livres do rodízio de carros no Grande Recife; veja mais categorias

>> Pernambuco endurece isolamento contra coronavírus em cinco municípios; veja locais e novas regras

>> Acompanhe as últimas notícias sobre o novo coronavírus

Segundo o prefeito Geraldo Julio, dados científicos apontam a segunda quinzena de maio como o período mais indicado para o endurecimento das medidas. "Os dados apontam uma aceleração muito rápida neste período, por isso é o período mais eficiente para o isolamento social rígido", justificou. Segundo ele, o objetivo é reduzir a quantidade de pessoas doentes, para dar a chance ao maior número de pacientes de ter acesso ao atendimento hospitalar. "O esforço adicional destes 15 dias pode salvar muitas mães, pais, avós e filhos. Vai fazer com que a gente atravesse melhor esta epidemia."

Entre as novas regras está a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos; rodízio de veículos, com circulação separada para as placas finalizadas em números pares e ímpares, com exceção para os profissionais de saúde, segurança, Defesa Civil e uso oficial; e controle da circulação de pessoas exigindo a apresentação de documento de identificação e justificativa do destino.

Secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Jorge Vieira explicou que os bloqueios serão montados pelo Governo do Estado nas entradas do município e que as blitze serão apenas presenciais, sem uso das câmeras da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU). "Não serão aplicadas multas de trânsito. Os motoristas serão orientados nos bloqueios e blitze a retornarem para suas casas. Os motoristas que insistirem, terão os veículos apreendidos."

A exceção são profissionais que trabalham nos serviços considerados essenciais. Para esses, o secretário explica que será obrigatório apresentar a carteira profissional, para comprovar a condição. A prefeitura informou ainda que motoristas de aplicativos também estarão sujeitos ao rodízio. Apenas táxis e ônibus terão circulação liberada. 

O Recife é uma das cinco cidades com medidas mais restritivas, segundo as regras do Governo do Estado. As mudanças também valem para Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, na RMR. 

 

Comentários

Últimas notícias