Saúde

Veja onde profissionais de saúde e segurança pública do Recife podem realizar teste para novo coronavírus

O anúncio foi feito pelo secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, durante coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (14)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/05/2020 às 11:15 | Atualizado em 14/05/2020 às 11:49
PIXABAY
Em todo o Brasil, mais de 2,6 milhões de profissionais serão impactados com o piso salarial. - FOTO: PIXABAY

Profissionais de saúde e segurança pública do Recife que apresentarem sintomas do novo coronavírus e estiverem em atividade poderão ser testados para a doença em quatro pontos disponibilizados a partir desta quinta-feira (14). Para que aconteça o teste, o profissional precisa fazer o agendamento prévio no site criado pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de evitar aglomeração nas unidades disponibilizadas, que ficam nos bairros de Casa Amarela, na Zona Norte; Iputinga, na Zona Oeste; Santo Amaro, no Centro e Imbiribeira, na Zona Sul. O anúncio foi feito pelo secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, durante coletiva de imprensa online nesta quinta-feira (14).

As unidades para a testagem são o Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; o Centro de Saúde Doutor José Dustan Soares, na Iputinga; na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro e no Centro Romildo Gomes, na Imbiribeira. Ao entrar no site, a pessoa deve fazer o cadastro com informações pessoais e profissionais. Após a etapa, será orientado sobre o período e a técnica indicado para o exame e poderá fazer a escolha do local, data e hora da testagem.

De acordo com o secretário, até o momento, já foram colhidas no Recife mais de 6.200 amostras de profissionais de saúde. "Nós temos uma rede de serviços que faz a coleta nas próprias unidades, mas para quem não tem, não trabalha nessas unidades, seja trabalhador da área de saúde do setor público e do setor privado, nós disponibilizamos no Recife quatro unidades para fazer esta coleta", afirma Jailson Correia.

Durante a coletiva, o prefeito Geraldo Julio também anunciou que 3.318 profissionais de saúde foram contratados para atuar nos leitos para atendimento de pacientes com a covid-19 no Recife. Ao todo, as estruturas tiveram 521 altas de pacientes, de 1.614 internamentos e 479 óbitos. A rede municipal realizou o atendimento de 6.638 pessoas. Outro dado divulgado pelo prefeito foram os números do aplicativo Atende em Casa, que atualmente realizou 35.919 atendimentos. Segundo a Prefeitura, os gastos com montagem e funcionamento das unidades de saúde foram de R$ 123.820.124,00 com recursos da prefeitura. No caso dos repasses do governo federal, o valor foi de R$ 26.200.000,00.

Questionado sobre o prazo para a conclusão da abertura dos leitos construídos pela prefeitura, Geraldo Julio afirmou que a gestão aguarda a chegada de ventiladores pulmonares. No último dia 4 de maio, a prefeitura conseguiu na Justiça, em decisão liminar, que uma das empresas fornecedoras dos dispositivos fosse obrigada a fazer a entrega de 36 ventiladores. Na decisão, os equipamentos devem ser entregues entre os dias 13 e 18 de maio.

"Esses respiradores já foram comprados, a gente está aguardando a entrega. Inclusive, na manhã de hoje, em função de ações judiciais, a gente está tendo o cumprimento do mandado de busca e apreensão para garantir o recebimento de respiradores", declarou o prefeito. Nos sete hospitais de campanha do Recife, cerca de 600 dos mais de 1.000 leitos construídos estão em funcionamento, sendo 119 deles com respiradores.

Os leitos do Recife estão distribuídos em sete hospitais de campanha. São eles: Hospital Provisório Recife 1, em Santo Amaro, Centro; Hospital Provisório Recife 2, nos Coelhos, área Central; Hospital Provisório Recife 3, na Imbiribeira, Zona Sul; HMR, no Curado, Zona Oeste; policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto e Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte; e Professor Arnaldo Marques, no Ibura, Zona Sul. Também há leitos para pacientes com covid-19 na Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados e no Hospital Evangélico de Pernambuco, na Torre.

Onde podem ser feitos os testes

- Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;

- Centro de Saúde Doutor José Dustan Soares, na Iputinga;

- Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro;

- Centro Romildo Gomes, na Imbiribeira.

Quem deve testar para covid-19 no Recife?

- Profissionais de saúde sintomáticos respiratórios (sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória);
- Todos os profissionais das UTI COVID-19 que atendem a casos suspeitos ou confirmados;
- Todos os profissionais das emergências COVID-19 que atendem a casos suspeitos ou confirmados;
- Todos os profissionais das enfermarias COVID-19 que atendem a casos suspeitos ou confirmados;
- Todos os profissionais da Atenção Básica que atenderam pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19;
- Todos os profissionais que estão realizando coleta de swab, independentemente do local de trabalho;
- Profissionais de segurança pública em atividade com sintomas respiratórios (sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória);
- Contatos domiciliares de profissionais de saúde e de segurança pública em atividade, que apresentaram sintomas respiratórios (sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória) e que atualmente estão sem sintomas.

Comentários

Últimas notícias