Golpe

Polícia Federal alerta para golpe de venda e coleta de testes do novo coronavírus; saiba como se proteger

De acordo com a PF, em um dos maiores sites do Brasil, cerca de 125 vendedores já foram banidos e 58 mil propagandas enganosas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/05/2020 às 9:09 | Atualizado em 15/05/2020 às 9:11
LUIS ROBAYO / AFP
Os testes para diagnóstico da covid-19 só podem ser feitos por profissionais de saúde e em locais autorizados pela Anvisa - FOTO: LUIS ROBAYO / AFP

Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal

A Polícia Federal faz um alerta para um novo golpe que está sendo aplicado em sites de compra e venda online. Os anúncios oferecem exames para o diagnóstico do novo coronavírus por preços muito abaixo dos adotados por laboratórios, além de prometerem realização do teste em residência sem cobrar taxa. De acordo com a PF, em um dos maiores sites do Brasil, cerca de 125 vendedores já foram banidos e 58 mil propagandas enganosas, que diziam prevenir, aliviar ou curar os sintomas da covid-19, foram removidas.

"Todo anúncio que está sendo feito nesse site de compra e venda é golpe. Primeiro porque a Anvisa proibiu este tipo de comércio no Mercado Livre e também na OLX. Também eles aproveitam para se passar por um laboratório para fazer um agendamento, ir na casa das pessoas e principalmente realizar assaltos e cometer crimes", comenta o assessor de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro.

Os testes para diagnosticar a covid-19 só pode ser feito por profissionais de saúde habilitados. Ele explica que os números de telefone fornecidos nos anúncios muitas vezes não existem ou pertencem a uma pessoa que não autorizou sua divulgação.

Uma das maneiras de aplicação do golpe é fazer com que a pessoa interaja pelos chats, já que os telefones não funcionam. Quando a pessoa vai fazer o pagamento do produto e não consegue, é oferecido um link fora do site de vendas. A pessoa executa o pagamento e não recebe o produto.

"São valores muito abaixo do valor de mercado, pela metade do preço. É por isso que chama atenção e que tenham pessoas querendo comprar esse teste, caindo no golpe. Lembrando que esse tipo de comércio nestas plataformas é proibido pela Anvisa. Quem compra, como também quem vende, está cometendo crime", disse Giovani.

Dicas da PF de como se proteger dos golpes

1. Nunca compre testes rápidos do coronavírus em sites de compra e venda pela internet, porque tal negociação não é autorizado pela Anvisa;
2. Não marque nenhum agendamento para que pessoas compareçam em sua residência sob o pretexto de fazer uma coleta de material orgânico do coronavírus ou consulta presencial. Bandidos podem se aproveitar dessa situação para se passar agentes de saúde com o objetivo de cometer crimes e realizar assaltos;
3. Nunca faça nenhum pagamento em dinheiro fora das regras do site de compra e venda sob qualquer pretexto;
4. Faça uma consulta na internet sobre a existência do laboratório que está oferecendo tais testes do coronavírus;
5. Qualquer compra feita apenas por conversas em chats sem confirmação de um número telefônico é um risco muito grande;
6. Ao detectar que uma venda é um golpe faça uma denúncia no próprio site, afim de que os responsáveis possam remover o anúncio criminoso.

Comentários

Últimas notícias