delivery

Farmácia de Pernambuco realiza entrega de medicamentos para usuários em domicílio

A Farmácia de Pernambuco ressalta que a ação não se trata de um golpe e os pacientes devem ficar atentos, "é uma iniciativa oficial, articulada pelo governo de Pernambuco"

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/05/2020 às 16:01 | Atualizado em 14/05/2020 às 16:01
Foto: Free Images
Mais de 2,3 mil pacientes já receberam os medicamentos sem sair de casa - FOTO: Foto: Free Images

Com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas e preservar pacientes que são dos grupos de risco para o coronavírus, a Farmácia de Pernambuco iniciou, desde o mês de abril, entregas em domicílio de medicamentos para os usuários cadastrados em quatro grupos de doenças contempladas pelos Programas da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica (Dgaf) e residentes no Grande Recife. Em média, são realizadas 130 entregas por dia.

A iniciativa é uma parceria das Secretarias Estaduais de Saúde (SES-PE), Desenvolvimento Econômico (Sdec), de Administração (SAD), além do Complexo Portuário Industrial Portuário de Suape e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Mais de 2,3 mil pacientes já receberam os medicamentos sem sair de casa.

Já foram entregues medicamentos para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma grave, transplantados, doença de Alzheimer, saúde mental, artrites, lúpus e esclerose.

Os próximos pacientes incluídos serão os diagnosticados com glaucoma. A gerente de organização das unidades da Farmácia de Pernambuco, Amanda Figueiredo, explica que as estratégias foram pensadas para contemplar parte das doenças. “Que impactam o cotidiano das pessoas, e com o maior volume de usuários cadastrados, beneficiando aqueles que fazem parte do grupo de risco e são mais vulneráveis para o novo coronavírus”.



Os usuários que receberão o medicamento em casa são avisados previamente por ligação telefônica efetuada pela equipe da Farmácia de Pernambuco, evitando, assim, o deslocamento desnecessário para retirar o medicamento.

Desde o início das entregas, a equipe da Farmácia se depara com alguns usuários se negando a receber as medicações por acreditar que a iniciativa se tratava de um golpe.

Amanda explica a importância da atenção dos pacientes com as ligações da farmácia e a chegada dos motoristas nas residências. “Os pacientes podem ficar tranquilos, porque esta é uma iniciativa oficial, articulada pelo governo de Pernambuco, e não se trata de golpe”.

As entregas são divididas por bairros e acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. O trabalho é feito por cerca de 10 equipes dos órgãos envolvidos na mobilização, nos carros oficiais do governo estadual.

>> O "novo normal" das academias pós-pandemia do coronavírus

Os funcionários que foram realocados de seus setores, ficaram divididos em duplas para otimizar a entrega (enquanto um funcionário entrega o fármaco ao paciente na porta de casa, o outro dirige o veículo). São realizadas por dia, em média, entregas para cerca de 130 pacientes.

Todos os motoristas envolvidos na ação recebem kit com equipamento de proteção individual (EPI) e álcool em gel. O grupo também participa, periodicamente, de capacitações com a área técnica da SES-PE, recebendo as principais orientações sobre uso adequado do EPI e do álcool em gel, além de informes sobre o manuseio e transporte dos medicamentos.

Comentários

Últimas notícias