ARQUIPÉLAGO

Após servidores testarem positivo para o coronavírus, Aeroporto de Fernando de Noronha ficará fechado por tempo indeterminado

Ainda não foi confirmado se o aeroporto Wilson Campos ficará fechado apenas para desembarque

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 19/05/2020 às 14:13 | Atualizado em 19/05/2020 às 14:33
HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM
SUSPENSÃO Anac suspendeu pousos e decolagens na ilha de aviões de maior porte - FOTO: HEUDES REGIS/ACERVO JC IMAGEM

* matéria em atualização

O aeroporto Wilson Campos, localizado no Arquipélago de Fernando de Noronha, será fechado por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (19). A decisão foi tomada após 12 servidores, que desembarcaram na ilha para substituir trabalhadores que precisavam retornar ao continente no último domingo (17), testarem positivo para o novo coronavírus. O Jornal do Commercio entrou em contato com a administração do arquipélago para saber se o aeroporto ficará fechado apenas para desembarque, mas ainda não obteve resposta. 

» Em protesto, moradores de Noronha pedem explicações sobre situação de saúde de servidores

Segundo a administração de Fernando de Noronha, as pessoas infectadas estão assintomáticas e irão retornar ao Recife até a próxima quinta-feira (21). A administração do arquipélago explicou que os infectados estão em quarentena desde que desembarcaram no aeroporto. Ao todo, 31 servidores estavam no voo que saiu do Recife. Eles foram submetidos ao exame para detectar o vírus ainda na capital pernambucana.

Protesto

No início da noite dessa segunda-feira (18), dezenas de moradores do arquipélago de Fernando de Noronha realizaram um protesto, em frente à casa do administrador da ilha, devido a suspeita de que 13 pessoas que desembarcaram na ilha estavam com sintomas de coronavírus.

De acordo com testemunhas, 33 pessoas haviam desembarcado no aeroporto Wilson Campos no último domingo (17). Fontes dos setor de saúde do Estado informaram ao JC que a vigilância sanitária teria ido ao alojamento onde as pessoas com casos suspeitos se encontram para entregar os exames que confirmam o contaminação da covid-19.

Uma moradora local, que também preferiu não se identificar, afirmou que a Ilha não precisava de mais servidores para cuidar da população. Ela destaca ainda que os policiais do local já eram suficientes para evitar que as pessoas saíssem de casa, mas que a administração da ilha teria optado pela troca do efetivo.

"Todos respeitaram o lockdown. Na minha opinião, o efetivo da polícia que já existia em Noronha era o suficiente para conter os poucos [habitantes] que, de fato, não estavam cumprindo o isolamento social. Depois que Noronha zerou os casos da covid-19, a administração volta a trazer pessoas para desenvolver atividades essenciais na ilha que a comunidade não enxerga como essencial. Se as pessoas que vão prestar serviços essenciais estão liberadas para entrar na Ilha, por que não abrir para a comunidade também que precisou deixar a ilha por algum motivo?", indagou.

Noronha zera número de casos confirmados

No dia 8 de maio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que Fernando de Noronha tinha zerado o número de casos confirmados do novo coronavírus. A Ilha vive em isolamento total desde o dia 20 de abril, sete dias antes da primeira confirmação pela covid-19.

De acordo com a administração do arquipélago, como os servidores que testaram positivo para a doença são moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR), esses casos não entram na contagem de confirmados em Noronha, e, por isso, a ilha segue sem novas confirmações.

Aeroporto foi fechado em abril

No dia 5 de abril, o aeroporto Wilson Campos foi fechado por 21 dias devido à pandemia do novo coronavírus. Durante esse período, a entrada e a saída de pessoas da ilha ficaram proibidas, estando permitido apenas o acesso de servidores públicos federais e estaduais, e outras categorias cujo trabalho seja considerado essencial. No entanto, para evitar a disseminação do vírus, eles precisaram ficar sete dias isolados antes de iniciarem o trabalho.

Comentários

Últimas notícias