Uma das cidades que fazem parte das medidas de isolamento mais duras durante o período chamado de “quarentena” de acordo com o decreto estadual publicado no dia 11 de maio, Camaragibe, no Grande Recife, apresentou uma grande circulação de pedestres e veículos nesta quinta-feira (21). A reportagem do JC observou que, no centro comercial, local de grande movimentação, os moradores da cidade, apesar de usarem máscara - que agora é obrigatório o uso -, continuam com a mesma rotina que tinham antes da pandemia do coronavírus. O município registrou na última quarta-feira (20), de acordo com o monitoramento do índice de isolamento social do MPPE, um valor de 51%, ficando em décimo lugar no ranking de melhores índices.
Como uma das regras do decreto também é o rodízio de veículos, vários trechos da cidade estão sendo monitorados diariamente pela polícia militar e por agentes municipais e de trânsito.
Na avenida Elisa Cabral, foi vista uma moto com uma caixa de som que orientava à população para ficar em casa e funcionários da Secretaria de Controle Urbano faziam a fiscalização no local. O aposentado José Pereira foi uma das pessoas que precisou sair de casa, entretanto, foi sem máscara, mesmo sabendo que era obrigatório. Ele foi abordado pelos fiscais e, além de orientações, recebeu máscara.
Já na Avenida Doutor Belminio Correia, grande parte do comércio estava com as portas fechadas, seguindo as normas do decreto. Apenas serviços essenciais como farmácia e supermercados estavam funcionando. Quanto a paradas de ônibus, muitos passageiros aguardavam.
No bairro de Tabatinga, uma ação durante a manhã reforçou as medidas mais rígidas do isolamento e ofereceu serviços de saúde a população. Ainda, equipes da prefeitura também higienizam as ruas.
Comentários