NATUREZA

Mais 101 tartarugas de pente nascem na orla de Pau Amarelo, em Paulista

O ninho eclodiu há dois meses

JC
JC
Publicado em 25/05/2020 às 21:21
Notícia
DIVULGAÇÃO
Este é o o último ninho programado para eclodir este ano nas praias do município, segundo o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Em meio a uma praia sem movimentação de pessoas por causa da pandemia do novo coronavírus, 101 tartarugas finalmente puderam ter o primeiro contato com o mar nesta segunda-feira (25). O ninho das tartarugas de pente eclodiu na orla de Pau Amarelo, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), há dois meses, e, no final da tarde desta segunda os animais nasceram.

Para o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município, Herbert de Andrade, acompanhar o nascimento das tartarugas foi 'maravilhoso'. "A sensação foi maravilhosa, especialmente por estarmos passando um momento de tanta tensão e medo, perdendo familiares e amigos, aí vem a natureza reagindo, se renovando. Acompanhar a luta destas tartaruguinhas tão pequenas, que levam três a quatro dias, cavando de 50 a 60 centímetros, para chegar à superfície, caminhar até o mar e seguir seu destino na imensidão dos oceanos. É muito gratificante participar deste momento", comentou.

Este é o 10º ninho a eclodir este ano na orla do Paulista, entre as praias de Pau Amarelo e Janga. O trabalho de monitoramento tem início na formação dos ninhos, quando as tartarugas colocam os ovos e voltam para o mar. Entre a postura e a eclosão dos ovos, levam de 45 a 60 dias. Os profissionais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) acompanham ao longo deste tempo, para garantir o nascimento dos filhotes em segurança. Segundo Herbert, este é o último ninho programado para eclodir este ano nas praias do município.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias