Coronavírus

Durante lockdown no Recife, 379 estabelecimentos foram autuados e 330 mil veículos, fiscalizados

Nos 16 bloqueios montados no município, 330 mil veículos foram abordados e 13 mil tiveram recomendação de voltar para casa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 28/05/2020 às 8:04
ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR
Ao todo, nos cinco bairros do Recife fiscalizados, foram feitas 379 autuações a estabelecimentos - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/DIVULGAÇÃO PCR

A poucos dias do fim do lockdown em cinco cidades do Grande Recife, que se encerra no próximo domingo (31), prazo estabelecido pelo decreto estadual 49.024, 143 lojas tiveram que encerrar as atividades e outras 236 foram notificadas para ajustes de adequação na capital pernambucana até essa quarta-feira (27). Nos 16 bloqueios montados no município, 330 mil veículos foram abordados e 13 mil tiveram recomendação de voltar para casa por não estarem de acordo com as normas do decreto, ou seja, desempenhando atividade essencial ou com justificava para o deslocamento.

Até o momento, foram feitas fiscalizações em cinco bairros do Recife desde o início das regras mais rígidas de isolamento e distanciamento social, que começaram a valer no dia 16 de maio. Os locais que receberam operação foram Casa Amarela, Nova Descoberta e Água Fria, na Zona Norte e Afogados, na área Central. O bairro de Beberibe, também na Zona Norte, recebeu os fiscais da prefeitura nessa quarta.

Ao todo, nos cinco bairros, foram feitas 379 autuações a estabelecimentos. Participam das ações profissionais da Dircon, Guarda Municipal, Csurb, CTTU, Procon, secretaria de Saúde, Polícia Militar e outros órgãos. Entre os estabelecimentos autuados nessa quarta, em Beberibe, estão lojas de roupa, lanchonete, loja de móveis, tabacaria, loja de eletrônicos, utensílio doméstico e bares.

Os pontos fixos de bloqueio realizados pela CTTU foram nas Avenidas Hildebrando de Vasconcelos com a Rua Uriel de Holanda, na Praça da Convenção. Cerca de 300 agentes de trânsito realizam esse trabalho de fiscalização nos bloqueios.

Só duas das cinco cidades em lockdown em Pernambuco estiveram entre as dez com maior isolamento nessa terça

Recife e Olinda foram as únicas entre as cinco cidades sob regras mais severas de quarentena a figurarem no ranking dos dez municípios de Pernambuco que obtiveram maior isolamento social nessa terça-feira (26), segundo o índice feito pelo Ministério Público do Estado (MPPE), em parceria com o Porto Digital e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Mais uma vez, nenhuma cidade do Estado atingiu a taxa de 70% ideal, segundo Governo de Pernambuco, para frear a disseminação do novo coronavírus. Recife, com população de 1.6 milhão de pessoas, segundo IBGE, atingiu 50,9% de reclusão. No mesmo dia útil da última semana, dia 19, a capital bateu 54%.

Comentários

Últimas notícias