COVID-19

Com fim do lockdown, acabam as blitzes e o rodízio de veículos no Grande Recife

De acordo com balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS), até esse sábado (30), 257.847 veículos foram abordados e orientados pelas forças policiais

Amanda Rainheri
Cadastrado por
Amanda Rainheri
Publicado em 31/05/2020 às 21:08 | Atualizado em 31/05/2020 às 21:34
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Políciais militares e guarda municipal fazendo blitz para fiscalização do lockdown e rodízio de veículos pelo combate do novo coronavírus, Covid-19, no Cabanga em Recife, Pernambuco, Brasil. - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O lockdown em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), em vigor desde o último dia 16, chega ao fim neste domingo (31). Com a decisão do Governo de Pernambuco de não prorrogar o decreto que determinava as medidas mais rígidas no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, deixam de valer o rodízio de veículos e os bloqueios policiais nas entradas dos municípios. 

>> Lockdown tem mais de 600 mil veículos e pessoas abordados

>> Taxa de contágio do coronavírus abaixo de 1 em Pernambuco sugere estabilização da epidemia

>> No último dia de lockdown, Pernambuco confirma mais de mil novos casos de coronavírus e 67 mortes

De acordo com balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS), até esse sábado (30), 257.847 veículos foram abordados e orientados pelas forças policiais. O balanço completo será divulgado nesta segunda-feira (1º).

Apesar da quarentena não ter alcançado os 70% estabelecidos como meta para o isolamento social, o governador Paulo Câmara comemorou os resultados. "Nosso objetivo foi atingido com muito esforço de todos, sobretudo da grande maioria da população, que compreendeu a importância do isolamento social. Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco", afirmou.

O governador comandou, neste domingo (31), uma reunião de avaliação da quarentena nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Segundo o governo, a disseminação da epidemia do novo coronavírus estabilizou em Pernambuco, e há uma tendência de redução nos municípios que entraram no isolamento mais rígido.

Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, também apontam para a estabilização da epidemia em Pernambuco, diz comunicado enviado à imprensa. 

Sistema de saúde 

Segundo o governo, a desaceleração da epidemia também foi sentida no sistema de saúde. Com a expansão da rede e o aumento da quantidade de profissionais, a fila de espera por leitos de UTI atingiu o menor patamar desde o mês de março.

 

 

Comentários

Últimas notícias