pandemia

No último dia de lockdown, Pernambuco confirma mais de mil novos casos de coronavírus e 67 mortes

Dos novos casos, 236 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 787 como leves

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 31/05/2020 às 14:54 | Atualizado em 31/05/2020 às 18:27
PIXABAY
O diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, explicou que, apesar de ter ocorrido mais mortes por covid-19 no Reino Unido desde o surgimento da variante, isso não necessariamente está ligado à letalidade do vírus - FOTO: PIXABAY

Atualizada às 18h19

Neste domingo (31), último dia de lockdown válido para cinco municípios pernambucanos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou mais 1.023 casos do novo coronavírus. Além disso, também foram confirmadas mais 67 mortes. Agora, Pernambuco contabiliza 34.450 casos de covid-19 e 2.807 mortes em decorrência da doença.

Dos novos casos, 236 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 787 como leves. Já com relação ao total de casos, são 14.336 graves e 20.114 leves. 

Mortes

Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Recife (15), Jaboatão dos Guararapes (10), Ipojuca (4), Itapissuma (4), Cabo de Santo Agostinho (3), Paulista (3), Abreu e Lima (2), Carpina (2), Cortês (2), Glória do Goitá (2), Igarassu (2), Moreno (2), Olinda (2), Palmares (2), Água Preta (1), Aliança (1), Araçoiaba (1), Catende (1), Condado (1), Itambé (1), Pesqueira (1), São Joaquim do Monte (1), São José da Coroa Grande (1), São Lourenço da Mata (1), Surubim (1) e Vitória de Santo Antão (1).

As mortes ocorreram entre os dias 21.04 e 30.05 e os pacientes tinham idades entre 25 e 98 anos de idade, além de um natimorto. Dos 67 pacientes que vieram a óbito, 43 apresentavam comorbidades

Lockdown

A quarentena com regras mais rígidas para os municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e são Lourenço da Mata começaram a valer no dia 16 de maio e segue até o dia 31 do mesmo mês para tentar conter o avanço do coronavírus no Estado. As medidas adotadas incluem restrição no trânsito de veículos, com rodízio e controle de circulação de pessoas, em que são exigidas apresentação de documento de identificação e justificativa do destino, além da obrigatoriedade da utilização de máscaras.

Plano gradual de reabertura

Mesmo diante das regras mais rígidas, o Estado não chegou a alcançar o objetivo de 70% de índice de isolamento social, ideal segundo os especialistas.  Nessa quinta-feira (28), o Governo de Pernambuco anunciou um plano de retomada das atividades no Estado. De acordo com a gestão, a reabertura dos serviços será gradativa, em um período de 11 semanas, e deverá respeitar orientações sanitárias. Os detalhes sobre o plano devem ser divulgados no fim de semana, quando chega ao fim o decreto.

O Governo afirmou que um estudo foi conduzido pelas pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano ao longo dos últimos dois meses, para que parâmetros pudessem ser estabelecidos para um plano de convivência entre atividades econômicas e a pandemia da covid-19.

“Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o Coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco Bruno Schwambach.

O Estado não detalhou quais atividades serão retomadas, nem as regras que os estabelecimentos deverão cumprir. Estas informações serão anunciadas nessa segunda-feira (1º).

Comentários

Últimas notícias