PERÍODO JUNINO

Por causa do coronavírus, Recife proíbe venda de fogos e fogueiras no São João

Com o País enfrentando uma pandemia de doença respiratória, uma das festas mais tradicionais do Nordeste, o São João, vai ter que ser comemorado de uma forma diferente

Amanda Azevedo
Cadastrado por
Amanda Azevedo
Publicado em 05/06/2020 às 19:50 | Atualizado em 06/06/2020 às 12:09
Leo Motta/Acervo JC Imagem
Após três anos, as fogueiras retornarão às festas de São João em Pernambuco - FOTO: Leo Motta/Acervo JC Imagem

atualizada às 12h08 do dia 6 de junho de 2020

Com o País enfrentando uma pandemia de doença respiratória, uma das festas mais tradicionais do Nordeste, o São João, vai ter que ser comemorado de uma forma diferente. No Recife, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informou, nesta sexta-feira (5), que este ano não publicará a autorização para a instalação das 44 barracas de venda de fogos de artifício e de fogueiras na cidade. Outros municípios do Estado já adotaram a mesma medida.

>> Acompanhe as últimas notícias sobre o coronavírus

“A decisão baseia-se na premissa de que estamos enfrentando uma pandemia de uma doença que afeta justamente o sistema respiratório-pulmonar, não fazendo sentido permitir qualquer atividade que possa produzir fumaça”, explicou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. “Vamos evitar o comércio desses itens e apelar para a consciência da população para que nos ajude a ter um mês de junho sem fumaça, desta vez”, acrescentou.

Segundo a Semoc, os comerciantes cadastrados receberão apoio e cestas básicas do município.

A indicação para a proibição das fogueiras e fogos de artifício foi feita na última segunda-feira (1°) pela vereadora Goretti Queiroz.

Fiscalização e denúncias

A fiscalização das vendas ficará a cargo das equipes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, com apoio do Procon Recife. Denúncias podem ser feitas de acordo com a área da cidade em que a irregularidade está acontecendo:

Regional Centro-Oeste: Whatsapp: 99110-1789/ E-mail: [email protected]

Regional Norte: Whatsapp: 99159-1493/ E-mail: [email protected]

Regional Sul: Whatsapp: 99485-0083/ E-mail: [email protected] 

Anualmente, a PCR publicava autorização para colocação das barracas de fogos, apenas no mês de junho, em Casa Forte (Rua Afonso de Albuquerque e Estrada das Ubaias), Ponto de Parada (Rua Prof. José dos Anjos), na Torre (Av. Beira Rio e Rua José de Holanda), na Iputinga (Rua Manoel Estevão da Costa, Rua São Mateus e Av. Maurício de Nassau), na Caxangá (Av. Joaquim Ribeiro), no Cordeiro (Av. Caxangá, na altura do Parque de Exposições de animais), no Zumbi (Rua Gomes Taborda), no Prado (Rua Carlos Gomes) e na Vázea (Rua Amaro Gomes Pororoca) e em Boa Viagem, na Av. Visconde de Jequitinhonha.

Comentários

Últimas notícias