Um milhão de máscaras de tecido serão distribuídos para a população de Pernambuco. O material, fundamental para a prevenção da proliferação do novo coronavírus, foi doado pelo Banco Itaú para o governo do Estado, nesta quarta-feira (17), por meio do projeto Todos pela Saúde. As máscaras são feitas de tecido e seguem as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária, podendo ser reutilizadas após a lavagem.
>> Câmara aprova uso obrigatório de máscara em todo País com multa para quem descumprir medida
>> Pernambuco ultrapassa a marca de 4 mil mortos por coronavírus
>> Recife diz que casos do novo coronavírus vem caindo há 31 dias
De acordo com Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco, a identificação das necessidades e prioridades de cada Estado é feita por meio dos gabinetes de crise constituídos em todo o Brasil. “Para que essas doações aconteçam, tem sido muito importante a parceria do Todos pela Saúde com os governos estaduais e municipais, a exemplo do que acontece em Pernambuco”, afirmou.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram repassados para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) que, em parceria com a organização de responsabilidade social Regra 3, distribuirá os EPIs para os 85 municípios do Estado onde o número de casos confirmados e óbitos por Covid-19 e da demanda por leitos no sistema de saúde ainda não apresentaram uma redução significativa. A intenção é reforçar a prevenção nessas cidades que não avançaram para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.
>> OMS: covid-19 pode voltar a ganhar força no Brasil e momento é de extrema cautela
“A máscara passou a ser um item obrigatório e essencial no combate à disseminação do vírus, mas sabemos que muitas pessoas ainda não têm condições de adquirir diversas máscaras para o uso no dia a dia. Neste momento, é primordial que a população esteja mais protegida, com esse tipo de equipamento. Com essa doação, poderemos chegar à parcela mais vulnerável da população do Estado, garantindo essa proteção”, disse Sileno Guedes, secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.
A quantidade de máscaras que cada cidade vai receber será definida considerando fatores como o número de habitantes e de casos confirmados da doença. A distribuição varia entre 3 mil e 50 mil unidades por município. A logística de entrega, também uma doação da empresa Ebrasil, começará ainda em junho. Uma vez nos municípios, caberá às Unidades Básicas de Saúde (UBS) a responsabilidade pela distribuição direta à população.
Além desses 85 municípios, as máscaras serão distribuídas também à população indígena, que receberá 110 mil itens de proteção individual. Os movimentos sociais da Região Metropolitana do Recife serão beneficiados com 150 mil máscaras, e nos terminais de transporte intermunicipal serão distribuídas 34 mil unidades.
Comentários