ISOLAMENTO SOCIAL

Veja dicas para curtir o São João 2020 sem sair de casa

Psicóloga afirma que aproveitar a festa em casa pode ser uma forma de aliviar a tensão do isolamento social

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 19/06/2020 às 19:05 | Atualizado em 22/06/2020 às 20:24
EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM
A liderança do ranking foi da música "Meu cenário", de autoria de Petrúcio Amorim - FOTO: EDMAR MELO/ACERVO JC IMAGEM

Basta junho bater na porta para o Nordestino estar pronto para dançar um forró. O dia 24 vai se aproximando e o milho já está no fogo, a canjica e a pamonha estão prontas e a fogueira está só esperando uma fagulha para se acender inteira e queimar noite adentro aquecendo a festa. Mas em 2020 as coisas estão diferentes. Por causa da pandemia do novo coronavírus precisamos cancelar as fogueiras e fazer a festa acontecer dentro de casa. Porém, mesmo cumprindo o isolamento social é possível curtir a festa de São João. Mais do que possível, é importante não deixar a data passar em branco. 

>> SJCC Interior terá programação especial para o São João 2020

>> Veja o que e abre e o que fecha neste feriado de São João (24)

>> Saiba quem foi São João e por que ele é tão popular no Nordeste

 

>> Veja cidades que proibiram fogueiras e fogos de artifício no mês de São João

A festa é uma das maiores e mais tradicionais datas para a região Nordeste e tem forte ligação com a raiz do povo nordestino. Para não deixar o São João de 2020 passar em branco, dá para decorar a casa e preparar as melhores comidas de milho - ou até pedir no delivery. E a música não vai faltar: para embalar a festa, vários artistas já anunciaram lives juninas. 

>> Ceasa tem demanda 8% maior por milho verde às vésperas do São João 2020

>> Veja as imagens da "corrida pelo milho" de São João no Ceasa

Veja receitas de comidas juninas na TV JC

Aprenda a fazer acompanhamentos para a pamonha 

Aprenda a fazer pamonha 

Aprenda a fazer bolo de macaxeira

Segundo a psicóloga Dayse Negrão, no isolamento social necessário por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas não lidam apenas com o risco da contaminação por um vírus letal, mas também com impactos nocivos à saúde mental que causam sintomas como irritabilidade, medos e ansiedade, por exemplo. "A gente não está lidando apenas com a questão viral da doença. Estamos lidando com também questões psíquicas porque somos seres sociáveis, porque estamos acostumados com interação e com o meio social. Nossa mente não está acostumada com o “não”. Tudo que tem o “não” na frente parece que funciona justamente no oposto na nossa mente e dentro desse contexto, de não ter, o não acaba tendo impacto fisiológico que acaba desequilibrando nosso humor. O que acontece é como se a gente estivesse tendo vários impactos de uma vez só, como consequência de estresse pós-traumático, carga de ansiedade muito grande, expostos à níveis de medo e irritabilidade grandes e fragilidade, tudo desequilibra a gente diante de um contexto que não estávamos acostumados.", disse. 

>> São João do Recife será feito com 100% de recursos de empresas privadas, afirma prefeitura

Apesar de a chegada do São João este ano trazer também um sentimento de tristeza por não poder se preparar para curtir a festa como de costume, o momento pode ser um aliado neste momento delicado. Decorar a casa, vestir a "roupa de matuto" e escolher a live preferida são algumas das dicas para fazer a festa junina da quarentena. 

"Curtir como for possível até porque eu tenho observado bastante, não só com meus pacientes, mas com outros profissionais, é essa questão do amor ter esse efeito regenerativo. Não o amor romântico, o amor no sentido de elo, de vínculo e isso se estende aos vínculos familiares, em relação a sua terra, sua cultura, a comunidade quando celebra algo da terra, sua história, você pode compartilhar com outros. O amor vem para encher essa carga de desesperança, de ansiedade muito elevada, vem para neutralizar esses sentimentos nesses dias difíceis que a gente está vivenciando. Além da música. Quando se coloca música, tem estímulos corporais, estímulos sonoros, que têm impacto corporal e bioquimicamente, têm registros da sensação do bem-estar, do contato com quem está em casa, dançar aquela música também dá estabilidade no desequilíbrio que acontece nesse processo tão desafiador que a gente está passando. Arrasta o sofá e deixa o espaço para dançar", indicou Dayse. 

Lives juninas

Grandes produtos da quarentena, as lives já estão prontas para animar o isolamento social em clima junino. A TV Jornal também entra no ritmo da festa transmitida pela internet. Na próxima terça-feira (23), véspera de São João, a cantora Solange Almeida comanda a festa com transmissão na página da emissora no Facebook, a partir das 19h.

>> Solange Almeida é convidada especial em live da TV Jornal

O calendário das lives já está recheado e deve continuar crescendo até o fim do mês. Artistas de todos os ritmos e, principalmente, bandas e cantores de forró seguem divulgando as datas em que será possível curtir o som deles sem sair de casa. 

>> Márcia Fellipe e Jerry Smith realizam live de São João

Confira datas, horários e onde acompanhar as lives do São João 2020:

20 de junho, sábado:

Arraiá do Wesley Safadão e do Luan Santana com participação de Raí Saia Rodada e Dorgival Dantas - 20h, no YouTube

Arraiá da Veveta - 22h, no YouTube

 

21 de junho, domingo:

Arraiá do Teló - 13h30, no YouTube

23 de junho, terça: 

Live da TV Jornal com Solange Almeida - 19h, no Facebook 

Petrúcio Amorim - 20h, no YouTube

24 de junho, quarta: 

Limão com Mel - 20h, no YouTube

26 de junho, quinta:

Buteco especial São João com Gusttavo Lima, Felipe Araújo e Jonas Esticado - 21h, no YouTube

27 de junho, sábado: 

Quermesse em casa ao vivo com Simone & Simaria - 16h30, no YouTube

Aprenda a dançar forró

 

Comentários

Últimas notícias