festa junina

Veja o que e abre e o que fecha neste feriado de São João (24)

Em Pernambuco, o feriado nacional de Corphus Christi costuma ser transferido para 24 de junho, no de São João

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 22/06/2020 às 11:49 | Atualizado em 23/06/2020 às 12:59
PINTEREST
Diante da pandemia do novo coronavírus, o feriado de São João, uma das festas mais populares do nordeste, vai acontecer de forma atípica. - FOTO: PINTEREST

Chegou uma das datas festivas mais queridas dos pernambucanos: o São João. Por conta das festividades típicas em Pernambuco, o feriado nacional de Corphus Christi costuma ser transferido para 24 de junho, que este ano cai na quarta-feira.

Mesmo sem a possibilidade de realização de grandes eventos culturais em razão a pandemia do novo coronavírus, a data ainda vai alterar o funcionamento das atividades econômicas no Estado. Afinal, com lives e comidas juninas caseiras, dá para fazer a festa no próprio lar. 

>> Saiba quem foi São João e por que ele é tão popular no Nordeste

» Veja dicas para curtir o São João 2020 sem sair de casa

» Veja cidades que proibiram fogueiras e fogos de artifício no mês de São João

» SJCC Interior terá programação especial para o São João 2020

Veja o que muda:

Recife

A Prefeitura do Recife informou que foi decretado o ponto facultativo na véspera de São João, terça-feira (23), e que haverá manutenção normal do feriado municipal do dia 24. 

Paulista

Feiras e os mercados, tanto no Centro como em Jardim Paulista e Paratibe, funcionarão das 6h às 18h na terça-feira (23). Na quarta-feira (24), estarão fechados.

O comércio localizado na Rua Siqueira Campos, no Centro da cidade, funcionarão das 8h às 18h, na terça e na quarta.

Serviços essenciais operam normalmente. A Prontoclínica Torres Galvão (PTG) – unidade de referência para atendimento dos casos da covid-19 no município; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a coleta de lixo que segue o cronograma normal dos bairros.

Ao mesmo tempo, haverá expediente com horários reduzidos nas unidades básicas de saúde e policlínicas; nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS); Sala do CadÚnico; Secretaria de Finanças; Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente por conta da situação da pandemia do novo Coronavírus. Já a Sala do Empreendedor e a Secretaria de Administração estão atuando de forma remota.

Olinda

Órgãos e serviços considerados essenciais funcionarão em esquema especial na quarta-feira (23). O atendimento médico será concentrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15; no Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos (SPA); e no Hospital do Tricentenário, em Bairro Novo.

O sistema de coleta de lixo vai operar em regime semelhante ao dos domingos, com a limpeza dos principais corredores da cidade.

Mercados e feiras livres de Olinda estarão abertos das 6h às 12h.

A prefeitura destacou ainda a proibição do uso de fogos de artifício e fogueiras, como medida para evitar contágio da covid-19.

Bancos

Os bancos estarão fechados no feriado da quarta-feira (24) em Pernambuco, exceto nas cidades onde decretos municipais anteciparam o feriado, a exemplo de Carpina, na Zona da Mata Norte. A informação é do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Nos locais onde as agências não abrem, estarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente todos vencimentos de contas, incluindo os boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências. Os terminais de autoatendimento, aplicativos de celular e internet estarão funcionando.

Shoppings

Os shoppings estão autorizados a funcionar desde esta segunda-feira (22) pelo Governo do Estado, em horário reduzido: das 12h às 20h. Na véspera do feriado, terça-feira (23), os centros de compras abrirão neste esquema, de portas abertas e com seus respectivos sistemas de coleta. 

RioMar

Nesta quarta, as operações fechadas no shopping Riomar, no Pina, Zona Sul do Recife, tanto as lojas quanto o ponto de coleta. A loja virtual segue aberta.

Plaza

Na véspera do feriado, terça-feira (23), estará funcionando, das 12h às 20h, seguindo as novas normas do Governo do Estado. O ponto de coleta, no piso E1 do Edifício Garagem, também estará em funcionamento.

Na quarta-feira (24), o Plaza Shopping, em Casa Forte, Zona Norte do Recife estará fechado: lojas e o ponto de coleta estarão fechados. Os serviços de alimentação vão funcionar apenas por delivery.

Recife

No dia do feriado de São João, apenas funcionarão as operações de alimentação, das 11h às 22h, em sistema de delivery ou ponto de coleta. Os demais serviços estarão fechados

Patteo

No feriado de São João, as lojas do Shopping Patteo Olinda estarão fechadas. As operações de alimentação terão funcionamento facultativo, das 12h às 20h, apenas para delivery ou ponto de coleta, na portaria P3 (interligação Big Bompreço).

Tacaruna

O Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, área central do Recife, não abrirá na quarta-feira (24). As operações de alimentação funcionam apenas no sistema de delivery. Lojas e o ponto de coleta voltam a funcionar na quinta (25).

NorthWay

O Northway Shopping, em Paulista, funciona normalmente nos dias 23 e 25, e fecha lojas e ponto de coleta no dia do São João.

Boa Vista

O centro de compras não abrirá no dia 24.

Guararapes

As lojas do Shopping Guararapes não abrirão no feriado de São João, e o atendimento por delivery é facultativo. Apenas o Big Bompreço e a farmácia Santa Maria funcionarão atendendo presencialmente das 7h às 20h, com acesso exclusivo pela entrada A. O Detran do mall também estará fechado. Na véspera de São João (23), o shopping funcionará das 12h às 20h.

Costa Dourada

O shopping localizado no Cabo de Santo Agostinho abrirá das 12h às 20h. 

Camará Shopping

O mall de Camaragibe não abrirá no dia 24 em razão do feriado.

Comércio varejista 

Na última segunda-feira (15) o comércio varejista, com até 200 metros, pôde retomar suas atividades após quase três meses de portas fechadas para conter o avanço da doença. Já nesta segunda-feira (22), os shoppings do Grande Recife e as lojas com mais de 200 metros também reabriram. Diante disso, a abertura do comércio varejista de rua nesta terça-feira (23) e no dia de São João (24) será facultativo, das 9h às 17h.

Ceasa

O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) funcionará na véspera (23) no horário das 3h da manhã até às 15h. Já no feriado de São João (24) o horário é de 3h da manhã até às 13h da tarde.

Já o Pátio do Milho na terça-feira (23) as vendas vão até as 18h. E no feriado junino, vão das 5h às 13h.

Tribunal de Justiça

O recesso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tem início nesta sexta-feira (29) e segue até o dia 30 de junho. As atividades administrativas e judiciárias nas unidades de 1º e 2º Graus voltam ao normal no dia 1º de julho de 2020. Durante o recesso, o TJPE atuará em regime de plantão remoto das 13h às 17h. 

Ministério Público de Pernambuco

O recesso do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem início na sexta-feira (29) e vai até o dia 30 de junho. A partir do sábado (20) o atendimento acontece em regime de plantão na capital pernambucana e em 14 circunscrições até o dia 30 de junho. O funcionamento integral volta no dia 1º julho.

Nesta quarta-feira (24.06), feriado de São João, a Prefeitura de Olinda montou uma operação especial para o funcionamento dos órgãos e serviços considerados essenciais para atendimento à população. Destacando a importância de todos contribuírem para evitar o contágio da Covi-19, transmitida pelo Novo Coronavírus. A proibição para uso de fogos de artifício e fogueiras está em vigor.  Confira o que abre e fecha:

Saúde
Quem buscar atendimento médico poderá se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da PE-15; ao Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos (SPA); e o Hospital do Tricentenário, em Bairro Novo.

Lixo
O sistema de coleta de lixo funcionará com o regime semelhante ao praticado aos domingos, com a limpeza dos principais corredores da cidade.

Mercados e feiras
Os mercados e feiras livres de Olinda funcionarão das 6h às 12h.

Comentários

Últimas notícias