Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal. Atualizada às 18h16
Com a flexibilização do isolamento social e um dia de sol no Recife, muitos recifenses saíram de casa e foram aos parques, praias e ciclofaixas da capital. Na manhã deste domingo (21), a reportagem da TV Jornal registrou movimentação em pontos como a praia e o calçadão de Boa Viagem, na Zona Sul, e o Parque da Jaqueira, na Zona Norte, além das ciclofaixas.
A flexibilização é parcial e exige que quem for aos locais liberados utilize máscaras e mantenha o distanciamento social. Para fiscalizar o "novo normal" nas áreas liberadas recentemente, policiais militares, guardas municipais, agentes da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e motos patrulhadoras marcaram presença.
>> Veja imagens da movimentação nas praias, parques e ciclofaixas do Recife após reabertura
>> Fiscalização de praias do Grande Recife será um desafio
Este também é o primeiro domingo com ciclofaixa desde o início do isolamento social no Recife, há três meses. Apesar da fiscalização, algumas pessoas driblaram as regras e circulam sem máscara. Quanto ao banho de mar, que segue proibido, a reportagem da TV Jornal não registrou quebra dessa regra.
>> Recife libera Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir de domingo (21); veja as regras
Yane Marques, secretária-executiva de esportes do Recife, pediu paciência aos recifenses quanto ao banho de mar. "Esse momento vai chegar e a gente depende dessa resposta, da obediência das pessoas neste momento aos protocolos para que o banho de mar seja liberado."
No sábado (20), primeiro dia da flexibilização, segundo a Prefeitura do Recife, 100 servidores da Guarda Municipal, Dircon, CTTU e Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer realizaram uma força-tarefa para garantir a fiscalizações e fazer orientação da população tanto na praia quanto nos parques. No Recife ficou determinado que as atividades físicas devem ser feitas individualmente.
Yane Marques explica que o uso de máscaras é obrigatório durante os exercícios. No entanto, em caso de atividade física de alta intensidade, o EPI pode ser retirado momentaneamente. "Lembramos que não é recomendada a atividade física de alta intensidade, porque ela compromete o sistema imunológico. Mas se a pessoa tem segurança de que pode praticar, recomendamos o bom senso. Leve outra máscara, tire na hora do exercício e assim que terminar, coloque novamente", orienta.
A pandemia do novo coronavírus colocou muita gente em um sedentarismo forçado. É o caso do gerente de produção Arthur Brito, que aproveitou o domingo para caminhar na orla de Boa Viagem na manhã deste domingo, após dois meses sem sair de casa. "Estou realmente precisando dessa caminhada. Nesse período que eu passei em casa isolado eu senti alguma diferença na questão do meu físico e até da minha saúde, mesmo. Fiz alguns exames, meu colesterol deu um pouco alto e isso foi influenciado diretamente pelo isolamento, em casa, parado. Já tinha a rotina, o costume de estar caminhando, correndo todo final de semana e eu achei uma boa atitude ter reaberto a praia para caminhada e exercício físico", disse.
Isolado há três meses, o desenvolvedor de sistemas Andersom Gimino também saiu de casa neste domingo para uma pedalada de bicicleta pela orla de Boa Viagem. "Moro sozinho e estou em casa há três meses. Como abriu o calçadão, aproveitei para dar uma volta. Apesar de as regras valerem somente para o calçadão, estou vendo muita gente na praia e sem máscaras, mesmo com os riscos", observou.
Comentários