Após meses de interdição, algumas praias de Pernambuco voltaram a ser frequentadas neste sábado (20), como uma das medidas de reabertura tomada pelas prefeituras do Estado. A retomada gradual em Pernambuco teve início em junho, conforme decretado pelo Governo do Estado através do Plano de Convivência com a Covid-19. Algumas praias como Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e as de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, foram novamente palco de atividades físicas e até banho de mar para os pernambucanos.
Na praia de Boa Viagem, embora não esteja permitido o banho de mar, a prática de atividades físicas individuais, com o uso de máscaras, limitadas ao calçadão foram autorizadas, sem restrições de horário. Os recifenses ainda não podem levar cadeiras ou cooler para esses locais e os quiosques permanecem fechados. Além disso, só está permitido levar animais de estimação para os calçadões se o pet for caminhar ou correr com o dono. Neste primeiro dia, os calçadões registraram uma grande movimentação de pessoas caminhando, correndo e andando de bicicleta.
Com a reabertura para a prática de atividades físicas individuais, a capital pernambucana começa a dar sinais de "normalidade" e a se parecer com o cenário da pré-pandemia, mas ainda bem diferente do que se via antes do coronavírus. A reportagem da TV Jornal esteve no calçadão de Boa Viagem e não flagrou ninguém descumprindo a determinação da Prefeitura do Recife, entretanto, equipes da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco continuarão a fiscalizar.
Já em Porto de Galinhas, onde está permitido, além das atividades físicas, o banho de mar entre 4h às 12h, a movimentação foi discreta, contrastando com o cenário comum anterior a pandemia por ser um das regiões mais atrativas para turistas em Pernambuco. A movimentação em Porto de Galinhas era, principalmente, de banhistas locais já que hotéis e pousadas continuam fechados. As medidas se estendem a toda faixa litorânea da cidade, que contempla outros redutos famosos, como Muro Alto, Cupe, Maracaípe e Serrambi.
Além disso, todo o comércio de barracas e ambulantes, bem como a fixação de cadeiras e guarda-sóis, estão proibidos em Porto de Galinhas. O uso de máscaras ainda é obrigatório, com exceção das práticas esportivas dentro do mar. As fiscalizações do cumprimento das medidas ficou por conta da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.
>>Saiba o que está permitido nas praias, calçadões e parques do Recife
>>Recife libera Ciclofaixa de Turismo e Lazer a partir de domingo (21); veja as regras
Olinda
Em Olinda, a liberação da praia valeu apenas para a ciclovia, calçadão e areia da orla para a prática de atividades físicas individuais a partir do próximo domingo (21). O banho de mar segue proibido.
>>Saiba como Cabo, Jaboatão e Itamaracá vão proceder com relação à abertura de praias e parques
Cabo de Santo Agostinho
No Cabo de Santo Agostinho, a reabertura se dará de forma gradativa. Na próxima segunda-feira (22), junto com a liberação das práticas esportivas e atividades físicas nestes locais, o município também divulgará um decreto com essas e outras medidas da reabertura. Banho de mar, comércio de alimentos e bebidas alcoólicas nas praias não estão liberados. No dia 30 de junho, a Prefeitura do Cabo fará uma avaliação para ampliar ou não a flexibilização nesses locais.
Jaboatão dos Guararapes
Mesmo com a liberação do governo do Estado, a Jaboatão dos Guararapes vai aguardar a publicação do decreto para determinar o protocolo de reabertura das praias, parques e praças do município. De acordo com a Prefeitura, todas as medidas serão tomadas conforme as normas sanitárias para garantir a segurança das pessoas no momento de lazer.
Ilha de Itamaracá
Já na Ilha de Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco, o lockdown será mantido pelo menos até o dia 30 de junho. O município vai acompanhar a curva epidemiológica do coronavírus para decidir a reabertura desses locais, inclusive, da própria Ilha, que está restrita apenas a pessoas que comprovem residir ou trabalhar no município.
Plano de Convivência
O Plano de Convivência com a covid-19, elaborado pelo governo do Estado, teve início no dia 1º de junho com a abertura das lojas de material de construção e delivery de comércio não essencial. Além disso, até este sábado (22), já foi permitido o funcionamento de:
Varejo de bairro, exclusivamente por delivery, e shoppings, por delivery e drive-thru
Comércio atacadista
Construção civil com 50% do seu efetivo e em horário livre
Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia.
Lojas de varejo com até 200 m² de espaço aberto para clientes.
Serviços de venda, locação e vistoria de veículos com 50% dos funcionários
Salões de beleza e serviços de estética, com atendimento de um cliente por vez, por agendamento, sem fila de espera e com higienização de um cliente e outro
Treinos de futebol profissional
Reabertura de praias e parques, de acordo com os municípios
Comentários