COMBATE AO CORONAVÍRUS

'Atende em Casa' disponibiliza canal direto de apoio emocional ao paciente e marcação online de teste para coronavírus

Solicitação de serviços deverá ser feita pelo usuário durante o uso do aplicativo, que pode ser baixado nos smartphones ou ser acessado pelo site

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 22/06/2020 às 21:39 | Atualizado em 22/06/2020 às 21:47
ANDREA RÊGO BARROS/PCR
O novo coronavírus já fez milhões de vítimas ao redor do mundo - FOTO: ANDREA RÊGO BARROS/PCR

Com a intenção de viabilizar e ampliar o acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife em meio à pandemia do novo coronavírus, o aplicativo 'Atende em Casa' passou a disponibilizar, nesta segunda-feira (22), duas novas funcionalidades: canal direto de teleacolhimento e agendamento de teste para a covid-19.

>> Veja a situação da pandemia no Brasil

Antes, para que o paciente tivesse acesso ao canal de suporte emocional, ele precisava ser encaminhado por um teleorientador. Agora, o próprio usuário passa a poder solicitar os serviços durante o uso da ferramenta, que pode ser baixada nas lojas de aplicativos para smartphone ou ser acessada pelo site do 'Atende em Casa'.

Os testes, que só poderiam ser marcados pelo testecovid19.recife.pe.gov.br, agora podem ser marcados pelo 'Atende em Casa' também. A partir desta segunda-feira (22), foi ampliado o público que tem direito à testagem.

Mais profissionais inclusos na testagem

O exame já podia ser agendado por profissionais de saúde e outros trabalhadores que atuam área, profissionais de segurança pública em atividade, além dos seus contatos domiciliares; profissionais de Residências terapêuticas, Unidades de Acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), assim como alguns usuários do Atende em Casa/DyCovid.

Agora também podem realizar a marcação online outros profissionais de serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade. Pacientes no pré-operatório de cirurgias eletivas e oncológicas, além de gestantes no pré-natal com síndrome gripal também são contemplados.

Quantidade de locais para testagem ampliada

A Secretaria de Saúde do Recife também ampliou a quantidade de locais de testagem de quatro para oito:

  • Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro;
  • Centro de Saúde Dr. José Dustan Carvalho Soares, na Iputinga;
  • Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;
  • Centro de Saúde Vereador Romildo Gomes, na Imbiribeira;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Professor Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Unidade Básica Tradicional (UBT) Romero Marques, Prado;
  • UBT Iná Rosa Borges, no Vasco da Gama, e Upinha Dia Rio da Prata, no Ibura.

O paciente só deve ir até a unidade de testagem escolhida no dia e horário agendado. Quase oito mil pessoas já foram testadas nas unidades de referência do município, tanto com teste rápido como com o RT-PCR.

Atende em Casa

Fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, o Atende em Casa foi criado durante a pandemia para garantir assistência virtual às pessoas com suspeita de covid-19, evitando que elas se dirijam às unidades de saúde sem necessidade. Após triagem feita através de um questionário para avaliação inicial da gravidade de cada caso, o usuário recebe instruções para se cuidar em casa e ficar isolado ou buscar atendimento médico.

Cerca de 44.700 moradores da capital pernambucana já se cadastraram no aplicativo. Desse total, 19 mil foram atendidos através de teleorientação por meio de vídeochamada com médico ou enfermeiro. Cerca de 4.800 pessoas foram instruídas a procurar um serviço de saúde para consulta.

Teleacolhimento

Para além dos cuidados com a saúde física da população, a Secretaria de Saúde do Recife também tem realizado esforços para cuidar da saúde mental dos munícipes. Com objetivo de oferecer apoio emocional para as pessoas que estão atravessando momentos de angústia e tristeza por conta do isolamento social e da covid-19, a Secretaria passou a disponibilizar, em maio, um canal de teleacolhimento.

Antes, para ter acesso ao canal de suporte emocional, o paciente precisava ser encaminhado por um teleorientador que identificasse a necessidade. Agora, o atendimento da equipe multiprofissional com ênfase em saúde mental pode ser requisitado pelo próprio usuário através do 'Atende em Casa'.

A escuta qualificada é feita por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e profissionais das Práticas Integrativas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. De acordo com a Sesau, mais de mil usuários já foram acompanhados.

Acolhe Profissional

Para cuidar da saúde mental do time que está trabalhando na linha de frente do combate ao novo coronavírus, a Prefeitura do Recife lançou, no começo de junho, o “Acolhe Profissional”. O canal funciona como um teleatendimento onde os profissionais da rede municipal recebem assistência para questões psicológicas por telefone. Para solicitar o atendimento, o profissional deve enviar e-mail para o endereço acolheprofissionalrecife@recife.pe.gov.br.

TUDO SOBRE A COVID-19

» Saiba tudo sobre o novo coronavírus

» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?

» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus

» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus

» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus

» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais

» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias