PLANO DE CONVIVÊNCIA

Veja quais cidades de Pernambuco reabrem mais serviços a partir de 06 de julho

Municípios que fazem parte das Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para uma nova etapa do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus em Pernambuco

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 01/07/2020 às 16:40 | Atualizado em 01/07/2020 às 17:59
 BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
O novo plano amplia flexibilizações no Estado após redução nos indicadores da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Pernambuco está, gradualmente, liberando os municípios para novas fases do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus. A partir da próxima segunda-feira (6), 50 municípios das Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana vão avançar para a quinta etapa da flexibilização. A partir disso, atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50% da carga serão liberados.

>> Com interiorização, Recife passa a ter apenas 21% dos novos casos de coronavírus de Pernambuco

>> Coronavírus: Sertão de Pernambuco não avança na retomada gradual em 60 cidades; veja lista

>> Aulas presenciais em Pernambuco continuam suspensas até 31 de julho

Inicialmente, os jogos de futebol sem público e a retomada do pólo de confecção também integravam a quinta etapa, mas essas atividades permanecerão suspensas e serão reavaliadas na próxima terça-feira (7). "Vale destacar que, mesmo com a retomada das atividades econômicas, as pessoas só devem sair de casa em casos de extrema necessidade, usar máscara de proteção e reforçar os hábitos de higiene”, alertou o governador Paulo Câmara, na última terça-feira (30).

A Regional de Saúde do Recife compreende 20 municípios: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

Na Regional que tem como cidade sede Limoeiro, mais 20 municípios avançarão na quinta etapa: Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

E com a Regional de Saúde de Goiana são mais dez municípios, completando as 50 cidades que entrarão na quinta etapa do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus em Pernambuco: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

>> Recife autoriza eventos no modo drive-in para evitar aglomerações; veja regras

Durante o anúncio, feito na última terça, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, afirmou que há protocolos a serem seguidos nesta reabertura. "Todos os setores possuem protocolos que devem ser respeitados para que a atividade funcione, protegendo os trabalhadores e clientes", frisou.

Plano de convivência

O Plano de Convivência do governo de Pernambuco completa um mês nesta quarta-feira (1º). Na avaliação do secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, ainda é cedo para avaliar os impactos econômicos das medidas de reabertura. Shoppings e lojas do varejo de rua, por exemplo, voltaram a funcionar há pouco mais de uma semana, no dia 22 de junho.

"É tudo muito recente. Estamos há seis semanas seguidas de redução de casos, óbitos e demanda do sistema de saúde, o que mostra que temos conseguido acertar no que planejamos. Nosso plano tem sido extremamente bem sucedido. Agora, é algo para se acompanhar diariamente e no final da semana ver como a situação se desenvolve. É muito cedo para avaliar impacto, mas é importante que a economia volta a atuar, começa a reagir e ter novamente o impulso do emprego, sempre com responsabilidade e cautela", afirmou também na última terça. 

Coronavírus em Pernambuco

Segundo o boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta quarta-feira (1º), Pernambuco registrou 847 novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Além disso, a SES informou também que 65 mortes em decorrência da covid-19 foram confirmadas laboratorialmente. Esses óbitos ocorreram desde o dia 13 de abril. Somando os novos números, o Estado totaliza 59.705 casos de covid-19 desde o início da pandemia e 4.894 vidas perdidas para o coronavírus. 

Comentários

Últimas notícias