retomada

Veja quais atividades estarão liberadas nesta segunda-feira (6) em Pernambuco

Diferentes setores são reativados em determinados municípios; cidades não estão no mesmo nível de flexibilização.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/07/2020 às 21:18 | Atualizado em 05/07/2020 às 21:18
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE PAULISTA
Estará autorizada a prática de esportes individuais ao ar livre - FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE PAULISTA

Esta segunda-feira (6) marca a retomada em Pernambuco de atividades que estavam suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus. Estará autorizada a prática de esportes individuais ao ar livre, com exceção das lutas, em praças, parques, praias, orlas fluviais e marítimas, conforme divulgado na última quinta-feira (2) pelo Governo estadual. Outros setores também são reativados nesta segunda em determinados municípios. As cidades estão em diferentes níveis de flexibilização. 

Passa a ser liberado em 51 cidades o funcionamento de serviços de escritório com 50% da capacidade e as concessionários, locadoras de veículos e similares com 100% dos funcionários.

>> Veja quais cidades de Pernambuco reabrem mais serviços a partir de 06 de julho

>> Governo de Pernambuco decide não prorrogar Lockdown em Caruaru e Bezerros

>> Aulas presenciais em Pernambuco continuam suspensas até 31 de julho

Esta é a quinta fase do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, para a qual avançam nesta segunda as comarcas que respondem às Gerências Regionais de Saúde (Geres) do Recife (I), Limoeiro (II) e Goiana (XII).

A I Geres (Recife) contempla Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

Já a II Geres (Limoeiro) compreende Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.

Por fim, a XII Geres (Goiana) é composta por Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Estado retira atividades da quinta fase

Os jogos de futebol sem público e o pólo de confecção eram pontos também inseridos na quinta etapa. No entanto, os segmentos foram retirados e permanecerão suspensos. Uma nova análise será feita na terça-feira (7).

"Vale destacar que, mesmo com a retomada das atividades econômicas, as pessoas só devem sair de casa em casos de extrema necessidade, usar máscara de proteção e reforçar os hábitos de higiene”, alertou o governador Paulo Câmara, na última terça-feira (30).

Caruaru e Bezerros retomam atividades após quarentena

Enquanto isso, Caruaru e Bezerros, ambos no Agreste, vão para a segunda fase do plano. As cidades passaram dez dias sob regras de isolamento social rígido e reduziram os números de casos graves de SRAG.

Além dos serviços essenciais, serão reabertos nas duas cidades o comércio atacadista, a construção civil (com 50% da capacidade) e o segmento industrial.

Plano de convivência

O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, afirmou na última quarta-feira (1º), dia em que o Plano de Convivência completou um mês, ainda ser cedo para avaliar os impactos econômicos das medidas de reabertura. Shoppings e lojas do varejo de rua, por exemplo, voltaram a funcionar no dia 22 de junho.

"É tudo muito recente. Estamos há seis semanas seguidas de redução de casos, óbitos e demanda do sistema de saúde, o que mostra que temos conseguido acertar no que planejamos. Nosso plano tem sido extremamente bem sucedido. Agora, é algo para se acompanhar diariamente e no final da semana ver como a situação se desenvolve. É muito cedo para avaliar impacto, mas é importante que a economia volta a atuar, começa a reagir e ter novamente o impulso do emprego, sempre com responsabilidade e cautela", afirmou também na última terça.


Comentários

Últimas notícias