QUE ORGULHO!

Rua do Recife é eleita a terceira mais bonita do mundo por revista norte-americana

A Architectural Digest publicou um ranking com as 31 cidades mais bonitas do mundo

Thalis Araújo
Cadastrado por
Thalis Araújo
Publicado em 06/07/2020 às 23:59 | Atualizado em 07/07/2020 às 21:41
REPRODUÇÃO
A Rua do Bom Jesus - FOTO: REPRODUÇÃO

"Recife tem encantos mil...". Leu cantando, não foi? Quem é recifense de coração vai amar essa notícia! É que a revista norte-americana Architectural Digest publicou um ranking com as 31 ruas mais bonitas do mundo e quem estava em 3º lugar na relação? A Rua do Bom Jesus. Localizada no Bairro do Recife, a rua, que é muito linda mesmo, é a única do Brasil citada no ranking.

"Recife é a principal cidade mais a leste do Brasil, e a bela Rua do Bom Jesus ocupa uma das partes mais orientais da cidade. A rua colorida, repleta de palmeiras altas, está cheia de história. Datada do século 15, esta rua contém a primeira sinagoga construída nas Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel. O prédio ainda está lá para os visitantes verem", diz a revista.

>> Casaco, guarda-chuva, fones de ouvido e um copo d’água para curtir as ruas do Recife

>> Oferta de voos quase dobra no Aeroporto do Recife em julho; Azul estreia rota para o Santos Dumont (RJ)

 

História da Rua do Bom Jesus

Segundo a Fundação Joaquim Nabuco, a Rua do Bom Jesus era a mais importante do Bairro do Recife, desde o tempo da ocupação holandesa, possivelmente em decorrência de seu traçado natural de estrada velha, que conduzia viajantes procedentes de Olinda. "Inicialmente, ficou conhecida como Rua do Bode (Bockestraet). Durante o domínio holandês, tornou-se a via predileta dos israelitas, passando a ser chamada Rua dos Judeus. Quando eles deixaram Pernambuco, foi denominada de Rua da Cruz. […] Em 1870, foi aprovado pelo Conselho Municipal o nome de Bom Jesus, proposto pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. A Rua do Bom Jesus vai da Avenida Marques de Olinda até a praça Artur Oscar”.

As duas ruas mais bonitas do mundo

A Rua do Bom Jesus perde apenas para as ruas de Setenil de las Bodegas, cidade localizada no Sul Espanha, entre Sevilha e Málaga, com apenas 3 mil habitantes. “As casas caiadas de branco são lindas, mas não é isso que torna esta cidade tão especial. É que as estruturas são construídas diretamente nos penhascos rochosos ao redor da região. O resultado são belas formações rochosas naturais pairando sobre as ruas, proporcionando sombra e vistas deslumbrantes”, descreve a revista.

A vice-campeã é Brooklyn, em Nova York. “Para quem anda pela rua de paralelepípedos no bairro Dumbo do Brooklyn, a vista repentina da Manhattan Bridge pode ser uma surpresa esplêndida. No cruzamento de Washington e Water Street, moradores e turistas podem apreciar a beleza majestosa da ponte mais longa que liga Manhattan e Brooklyn (a extensão que leva o apelido da primeira é de mais de 100 metros mais do que o nome da segunda). Obviamente, tornando a vista ainda mais dramática são os edifícios simétricos de ambos os lados da Washington Street, criando uma das melhores oportunidades de fotografia arquitetônica no bairro”.

Confira a beleza da Rua do Bom Jesus no vídeo da TV JC

Comentários

Últimas notícias