Fechados desde março devido à pandemia do novo coronavírus, os clubes sociais situados em Pernambuco reabrem nesta segunda-feira (13) para práticas de atividades esportivas em modalidades individuais, exceto lutas. Contudo, os esportistas devem observar as determinações da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria de Educação e Esportes para respeitar os protocolos de realização das atividades.
Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial (DOE) nesse sábado (11), o Governo de Pernambuco também permite que as instituições de ensino superior realizem aulas práticas e de estágio curricular presenciais relativas ao primeiro semestre letivo. A medida também é válida para instituições de educação profissional e técnica, nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou de qualificação profissional.
A autorização não se aplica para cursos técnicos de nível médio, em instituições públicas e privadas, e para as demais atividades pedagógicas de instituições de ensino superior, que seguem suspensas até o dia 31 de julho.
- Senai define protocolo para retorno às aulas da educação profissional; Pernambuco aguarda decreto
- Veja os onze pontos do Recife que recebem as estações itinerantes para orientação sobre coronavírus nesta semana
- Projeto conecta voluntários a pessoas isoladas para combater solidão em meio à pandemia
- Pandemia impacta comemorações da Festa do Carmo, mas não abala devoção
Agreste
Os municípios do Agreste de Pernambuco, que estavam na Etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19 estabelecido pelo Governo, avançam para a Etapa 4, também nesta segunda. Com isso, lojas de varejo de rua, salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial poderão abrir as portas. Além disso, igrejas e templos religiosos também vão poder realizar celebrações.
Todas essas atividades devem respeitar os protocolos para conter a disseminação do vírus. As cidades do Sertão pernambucano permanecem ainda nesta mesma fase, na etapa 4.
Comentários