Donos de bares e lanchonetes presos no Grande Recife operavam um "disk-drogas", diz polícia

A operação Varsóvia, deflagrada na sexta-feira (10), prendeu 15 pessoas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/07/2020 às 10:42 | Atualizado em 13/07/2020 às 10:57
Divulgação/PCPE
Delegado Vitor Freitas, Divisão Norte de Homicídio, delegada Polyanne Farias, gestora da Diresp, e o delegado Daniel Lira, titular da 10° DPH - FOTO: Divulgação/PCPE

Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (13), a Polícia Civil confirmou a prisão de 15 pessoas na envolvidas em uma organização criminosa suspeita de praticar atividades ilícitas como tráficos de entorpecentes no formato de "disk-drogas", além de tráfico de armas, homicídios e adulteração de sinais identificadores de veículo, na cidade de Camaragibe, no Grande Recife. As prisões fazem parte da operação Varsóvia, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), deflagrada na última sexta-feira (10). Entre os 15 presos, estão donos de bares e lanchonetes do município. A Polícia Civil afirma que existem ainda cinco pessoas foragidas. A 24ª Operação de Repressão Qualificada do ano contou com o apoio de mais de 70 policiais civis, entre eles delegados, agentes e escrivães, além da equipe de inteligência da Polícia Civil.

Operação

O delegado da investigação e titular da 10° DPH Daniel Lira explica que os criminosos operavam o tráfico de drogas pelos bairros de Camaragibe, como Santana e Céu Azul. “Em outras cidades, não foi encontrada a atuação deles. Eles utilizavam um serviço que era uma espécie de disk-drogas. Eles não eram traficantes de boca de fumo, de rua. Eram traficantes que faziam suas atividades ilícitas através de atividades lícitas. Foram presos donos de bares e donos de lanchonetes que a partir dessas atividades eles encobriam suas atividades”, esclarece.

Divulgação/PCPE
Apreensões da Operação Varsóvia - Divulgação/PCPE

As investigações tiveram início em março de 2019, quando ocorreu um homicídio no bairro de João Paulo II, em Camaragibe, que ligava a uma organização criminosa. Os criminosos foram presos em diversos bairros do município. Nas operações de busca e apreensão, foram apreendidos um simulacro, 15 celulares, 860 reais em espécie, um carro possivelmente adulterado e folhas em branco relativas a documentos de veículos que indicam a prática de adulteração de veículos e roubo.

Comentários

Últimas notícias