Após o município do Recife completar quatro meses dos dois primeiros casos confirmados do novo coronavírus nesse domingo (12), o prefeito da cidade, Geraldo Julio, fez um balanço das ações da Prefeitura durante o período da pandemia. Segundo ele, a capital pernambucana atualmente apresenta uma queda nos casos registrados a mais de 50 dias.
"Muitos resultados foram alcançados devido ao esforço que os recifenses estão fazendo o período de isolamento social e fizeram durando o período de lockdown, que foi o mais eficiente do país", disse. O período de regras mais rígidas ocorreu entre os dias 16 e 31 de maio no Recife e mais quatro municípios pernambucanos: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A reportagem do JC entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Recife para obter os dados referente à queda de casos, mas até o momento não teve retorno. Assim que houver uma resposta, esta matéria será atualizada.
Além disso, Geraldo Julio também citou a construção de sete hospitais de campanha para tratamento da doença. De acordo com ele, as redes já realizaram mais 12 mil atendimentos, tendo, na semana passada, atingido o número de dois mil pacientes com alta hospitalar. O último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde do Recife aponta que até o sábado (11) o município totalizava 22.991 casos de pessoas infectadas, com 1.968 óbitos.
- Com previsão de 250 exames por dia, posto de testagem para coronavírus chega ao Ceasa, no Recife
- Com desaceleração do coronavírus no Grande Recife, municípios retomam serviços eletivos de saúde
- Veja os onze pontos do Recife que recebem as estações itinerantes para orientação sobre coronavírus nesta semana
Outro ponto destacado pelo prefeito, foi a distribuição de cestas básicas e kits de higiene para a população mais vulnerável da cidade e o corte nas despesas. "Para financiar os fornecimentos fizemos corte de mais de R$ 230 milhões nas despesas da prefeitura", declarou.
Prevenção
Agora que o Recife retoma algumas atividades, Geraldo Júlio afirmou que é preciso ter muitos cuidados neste momento de convivência com a pandemia, principalmente com as pessoas que estão inseridas no grupo de risco.
"A população deve ter cuidado no comportamento pessoal na questão de limpar sempre as mãos com álcool em gel, sempre usar máscara e as pessoas de distanciarem umas das outras", concluiu.
dado tal e tal foi pedido, mas não recebemos retorno
Comentários