crime

Criminosos envolvidos na morte de policial civil são presos no Agreste de Pernambuco

Três criminosos foram presos; dois continuam foragidos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 15/07/2020 às 11:40 | Atualizado em 15/07/2020 às 11:51
Arquivo/Polícia Civil/Divulgação
25ª Operação de Repressão Qualificada do ano - FOTO: Arquivo/Polícia Civil/Divulgação

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Civil informou que prendeu três dos cinco integrantes de uma organização criminosa que atuava na prática de homicídio qualificado de agente público e porte de armas de calibre restrito. Dois estão foragidos. Todos eles estão envolvidos no assassinato do policial civil José Rogério Duarte Batista, de 56 anos, que aconteceu em maio deste ano, às margens da PE-90, no município de Surubim.

A investigação é referente à 25ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Lança Gloriosa”, deflagrada na última terça-feira (14), com cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão domiciliar. Os ambientes de operação são as cidades de São Vicente Férrer, Casinhas, Surubim, Tacaimbó e Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco.

A 25ª operação teve início em maio de 2020, após a morte do policial. Na execução da operação, foram empregados 110 policiais civis, entre eles, delegados, agentes e escrivães, com apoio do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Após aproximadamente 40 dias de diligências policiais, a 3ª Delegacia de Homicídios do Agreste, com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, através do Núcleo de Inteligência da Zona da Mata e do NI DRACO, identificou os cinco envolvidos na execução do crime.

Investigação do crime 

Após os depoimentos preliminares dos suspeitos, constatou-se que o automóvel foi vendido em Arapiraca, no Estado de Alagoas, para um dos envolvidos, conhecido pela prática de várias modalidades criminosas, conforme informações da Polícia Civil de Alagoas. Após isso, as diligências chegaram até os outros autores do crime. Ao ser interrogado, um dos criminosos confessou o crime e indicou os co-autores. Nos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos uma pistola, três carregadores municiados e um revólver, além de munições. A polícia acredita que a motivação para o crime teria sido por Rogério ser um policial muito atuante na região, gerando “incômodo e até prejuízo para os criminosos”, o que levou a execução da vítima.

 

Polícia Civil/Divulgação
25ª Operação de Repressão Qualificada do ano - Polícia Civil/Divulgação
Polícia Civil/Divulgação
25ª Operação de Repressão Qualificada do ano - Polícia Civil/Divulgação
Polícia Civil/Divulgação
25ª Operação de Repressão Qualificada do ano - Polícia Civil/Divulgação

O Chefe da Delegacia da Policia Civil de Pernambuco, delegado Nehemias Falcão, lamenta o homicídio. “A polícia sente muito pela morte do colega Rogério Duarte, que há mais de 30 anos se dedicou à instituição e à sociedade, realizando trabalhados que sempre foram conhecidos por seus pares e pelos seus superiore. Hoje é um momento de certeza que a instituição buscou apresentar para a Justiça a identificação dos autores e o trabalho não para por aqui. Nós continuamos diligenciando no sentido de capturar os dois que estão foragidos”, explica. Acredita-se que um deles tenha tido o corpo encontrado morto na Paraíba. A Polícia Civil investiga juntamente com a Polícia da Paraíba.

Comentários

Últimas notícias