PRAIAS

Recifenses aproveitaram feriado para matar a saudade do mar

O primeiro dia de liberação de banho de mar nas praias do Recife, durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital, foi de movimento nas areias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul da cidade

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 16/07/2020 às 11:41 | Atualizado em 16/07/2020 às 23:45
BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife - FOTO: BOBBY FABISAK / JC IMAGEM

*Com informações da repórter Amanda Rainheri

O primeiro dia de liberação de banho de mar nas praias do Recife, durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da capital, foi de movimento nas areias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, na Zona Sul da cidade. No final da manhã desta quinta-feira (16), a reportagem encontrou banhistas de todas as idades na água. Os quiosques foram abertos à tarde para a população, com restrições.

> Prefeitura anuncia liberação de banho de mar no Recife e reabertura de quiosques

> Veja o que pode e o que não pode na volta do banho de mar nas praias do Recife

> Com liberação do banho de mar no Recife, Bombeiros intensificam monitoramento nas praias

Mesmo com a chuva que caiu no início da manhã, o comerciário Edvaldo Jesus da Silva chegou cedo na praia com a família. "Acreditamos que o sol iria abrir. Vim com a minha família e está todo mundo se divertindo e desopilando", explicou. A diversão, no entanto, não diminuiu os cuidados para evitar a contaminação com o coronavírus. Ao sair da água, ele recolocou a máscara de proteção, como orientam as autoridades. "A segurança, de fato, está acima de tudo".

O condutor de transporte escolar Marcos Silva, que estava desde março sem ir à praia, também aproveitou a liberação para matar a saudade do mar. "Minha filha pedia a todo instante. Com a liberação, no entanto, é necessário que as prevenções sejam ainda maiores. Tiramos as máscaras apenas para mergulhar", pontuou ele, que levou até o cachorro para um banho de mar.

 

 

BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
Praia de Buraco da Velha, no Pina. - BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
PEDRO PIRES / CORTESIA
Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. - PEDRO PIRES / CORTESIA
BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. - BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
Quiosques se preparam para reabertura das 15h às 20h. - BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
Condutor de transporte público Marcos Silva que aproveitou a liberação do banho de mar para ir com a filha e o pet à praia. - BOBBY FABISAK / JC IMAGEM
BOOBY FABISAK / JC IMAGEM
Banhistas aproveitam o feriado e a liberação do banho de mar na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife - BOOBY FABISAK / JC IMAGEM

 

O cuidado tomado por Marcos e Edvaldo, no entanto, não se refletiu na maioria. Enquanto esteve na orla da Zona Sul da capital, a reportagem flagrou pessoas sem máscara nas areias. Outra transgressão às regras determinadas pela Prefeitura do Recife para a reabertura das praias foi o uso de coolers para o consumo de bebidas na faixa de areia. A prática foi proibida pela gestão municipal para evitar aglomerações. Também não é permitido levar cadeiras e guarda-sóis para a praia. A reportagem encontrou Policiais Militares e a Guarda Municipal realizando fiscalizações na manhã de ontem.

No final da manhã tinham sido 33 abordagens realizadas pela Guarda. "À tarde, o movimento na praia aumentou. O número de abordagens subiu para 79, com foco na orientação sobre o uso de coolers e guarda-sóis, que ainda não estão permitidos", disse Marcílio Domingos, Comandante da Guarda Civil Municipal do Recife.

Na praia do Buraco da Velha, em Brasília Teimosa, a movimentação também foi intensa, tanto nas areias quanto no mar. "Estava há três meses trancada em casa, sem ver a praia. Hoje o estresse está indo embora. A gente não gosta de ficar trancado, nem de ter que usar a máscara, mas temos que usar para nos protegermos e também proteger os outros", defendeu a dona de casa Sandra Pereira.

Além do banho de mar, os 60 quiosques da orla de Boa Viagem também foi liberados ontem para funcionar entre 15h e 20h. A partir de hoje o horário será das 6h às 20h. Pela manhã, já havia movimento de comerciantes nas barracas, arrumando as estruturas para a abertura. Entre eles, estava Manuela Maria Santos. "O quiosque estava fechado há três meses e hoje só vamos vender água de coco, mineral e suco de frutas. Foi muito bom ter retomado as atividades, porque é daqui que tiramos o sustento", desabafou.

Casos de coronavírus em Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (16), mais 1.131 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também foram confirmados 64 óbitos (sendo 27 do sexo feminino e 37 do sexo masculino), que ocorreram desde o dia 24 de abril. Com os novos números, o Estado agora totaliza 76.091 casos de pessoas infectadas pela covid-19, desde o início da pandemia, com 5.836 pacientes que não resistiram à doença. No mesmo dia o Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de covid-19.

Comentários

Últimas notícias