FLEXIBILIZAÇÃO

Prefeitura anuncia liberação de banho de mar no Recife e reabertura de quiosques

O banho de mar estava proibido por causa da pandemia

JC
JC
Publicado em 14/07/2020 às 17:38
Notícia
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
O banho de mar está autorizado a partir da próxima quinta-feira (16) - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Na tarde desta terça-feira (14) a Prefeitura do Recife anunciou que o banho de mar na capital pernambucana estará liberado a partir da próxima quinta-feira (16), feriado municipal de Nossa Senhora do Carmo. A liberação ocorre quase um mês após a gestão municipal autorizar a volta das atividades físicas individuais nas praias, calçadões e parques, que estavam fechados por causa da pandemia do novo coronavírus. Além disso, após mais de 100 dias sem funcionar, os quiosques poderão ser reabertos. Segundo a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do município, Ana Paula Vilaça, os quiosqueiros poderão vender produtos naturais, como água de coco, sucos e frutas. O horário de funcionamento será das 15h às 20h na quinta, e, a partir da sexta-feira (17), 6h às 20h.

Apesar da liberação do banho de mar, levar cadeiras, guarda-sóis e isopor continua proibido. O objetivo, segundo a secretária, "é evitar qualquer tipo de aglomeração". Ao fazer o anúncio, Ana Paula Vilaça ainda pediu para a população utilizar as máscaras "o tempo inteiro". A Feirinha de artesanato da Pracinha de Boa Viagem também irá voltar as atividades na próxima quinta-feira, funcionando das 15h às 20h.

Além disso, todos os dez banheiros públicos disponíveis ao longo da orla serão reabertos, das 6h às 20h, para dar assistência aos banhistas. Durante a primeira fase de flexibilização, apenas três estavam abertos.

Desrespeito às determinações

Apesar de a liberação só acontecer, de fato, na próxima quinta-feira, algumas pessoas vêm desrespeitando a determinação das autoridades. No último domingo (12), a reportagem do Jornal do Commercio flagrou milhares de pessoas tomando banho de mar, abrindo guarda sol, cadeira e estendendo a toalha na areia.

Ao ser questionada sobre a situação, a Prefeitura do Recife respondeu que, "através da Guarda Civil Municipal (GCMR) e da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), junto à Polícia Militar, está diariamente fazendo a fiscalização do uso da praia de Boa Viagem. Neste domingo (12), as equipes realizaram orientações para uso da máscara, para evitar aglomeração, além de apreensões. A prefeitura também tem distribuído 300 mil máscaras para a população e realizado campanhas educativas para que as pessoas cumpram as regras e adotem medidas de prevenção à covid-19".

O que já está liberado

Desde o último dia 2 de julho, a prática de atividades físicas individuais com orientação de profissionais de educação física nos parques, praias e orla está liberada na capital pernambucana. "A condição é: um professor pra um aluno e está proibido o uso de implementos como colchonete, corda, kettlebell, de uso individual compartilhado", explicou a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

Já as atividades físicas individuais sem um profissional estão liberadas desde o dia 20 de junho, após três meses de paralisação.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias