Nesta segunda-feira (3), das 8h às 17h, a unidade móvel de mamografia vai voltar a percorrer as comunidades da cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Os exames têm como foco mulheres com idades entre 50 e 69 anos e pretendem realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Suspensos há quatro meses por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a cidade foi a primeira a retomar esse tipo de exame em Pernambuco.
>> Paixão de Cristo de José Pimentel, em Olinda, já tem data para os espetáculos de 2021
>> Olinda vacina pessoas em situação de rua
>> Prefeitura de Olinda faz limpeza na orla da cidade
O mamamóvel estará na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, disponibilizando 80 exames, sendo 40 pela manhã (8h) e mais 40 à tarde (14h), de forma espontânea. Programação prevê atendimentos duas vezes na semana (segundas e quartas-feiras). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Olinda, por meio da Coordenação das Políticas Estratégias e da Saúde da Mulher.
Segundo a prefeitura do município, para a realização do exame, a equipe de recepção e atendimento deverá usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscara, proteção de acrílico ”face shield” e luvas descartáveis durante todo o trabalho. Para os pacientes e acompanhantes será obrigatório o uso de máscara e só será permitido o acesso do acompanhante ao local do exame, caso seja extremamente necessária a presença.
As áreas expostas ao contato físico dos pacientes serão desinfetadas a cada atendimento, utilizando álcool em gel a 70%.
Comentários