Educação

UFPE abre edital para fornecer internet a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica; saiba como obter

Mesmo as aulas remotas já sendo uma realidade para várias universidades brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus, a UFPE alega que a 'demora' visava democratizar as condições de participação dos alunos

Douglas Hacknen
Douglas Hacknen
Publicado em 05/08/2020 às 21:01
Notícia

LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Aulas remotas foram adotadas pela maioria das redes de ensino devido à proibição de aulas presenciais por causa da covid-19. Na UFPE a inclusão digital ocorrerá através da oferta de plano de dados móveis. - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Visando garantir que todos os estudantes da instituição tenham acesso às aulas virtuais durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou nesta quarta-feira (5), um Edital de Cadastro e seleção de estudantes para inclusão digital no semestre suplementar 2020.3. Válido para alunos que fazem graduação presencial e estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a medida vai fornecer de plano de dados móveis e aparelhos eletrônicos para os estudantes.

>> UFPE e Semas criam programa de capacitação para apoiar municípios de Pernambuco na gestão de resíduos

>> UFPE divulga edital para matrícula para semestre de aulas online; saiba como fazer

Mesmo com as aulas remotas já sendo uma realidade para milhares de alunos ao redor do Brasil, os estudantes da UFPE ainda enfrentam algumas dificuldades relacionadas a esse retorno das atividades. A iniciativa é uma ação da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) da Universidade, por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE). É necessário preencher um formulário de inscrição.

A oferta de planos de dados móveis será feito por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com a Secretaria de Educação de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Equipamentos serão entregues em comodato, ou seja, por um certo período de tempo, com a condição de devolver ao indivíduo nas mesmas condições ao fim do prazo.

>> Teste desenvolvido na UFPE e no HC pode detectar coronavírus em uma hora e meia

Inscrições

As inscrições serão iniciadas nesta sexta-feira (8) e seguirá até a próxima quarta-feira (12). Alunos poderão optar por algumas modalidades, são elas:

  1. Apenas concessão de dados móveis;
  2. Apenas comodato de equipamento eletrônico;
  3. Concessão de dados móveis e comodato de equipamento eletrônico.

O resultado com as inscrições validadas e em ordem de classificação prioritária será divulgado no dia 14 de agosto, em uma sexta-feira.

Para concorrer

Para concorrer às vagas os candidatos que atenderem ao menos um dos critérios estabelecidos pela instituição.

  1. Ser beneficiário/a dos Programas de Assistência Estudantil vinculados à Proaes (Programa de Bolsa Nível, Programa Moradia, isentos dos Restaurantes Universitários);
  2. Ter ingressado na UFPE nas vagas reservadas pela lei de cotas (candidatos ingressantes com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio e/ou estudante de escola pública);
  3. Ter ingressado na UFPE nas vagas de ampla concorrência e apresentar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

A UFPE destacou que o quantitativo de estudantes atendidos ficará condicionado a quantidade de vagas ofertadas pela RNP e Sesu/MEC para plano de dados móveis e pelo quantitativo de equipamentos eletrônicos disponibilizados pela UFPE.

Divulgação dos beneficiários

Todas as divulgações do edital ficarão disponíveis no site da Proaes. É de responsabilidade exclusiva do estudante acompanhar as publicações e convocações, sob pena de desclassificação.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias