dicas

Indispensável na pandemia do novo coronavírus, veja como utilizar termômetro de infravermelho de forma adequada

O equipamento têm ajudado muitas pessoas a diagnosticar a febre, um dos principais sintomas apresentados por pessoas infectadas pelo novo coronavírus

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 10/08/2020 às 18:33 | Atualizado em 10/08/2020 às 18:42
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Termômetros de infravermelho têm sido utilizados em vários locais, como supermercados, fábricas, hospitais e outros - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Como a febre é um dos sintomas apresentados da infecção pelo novo coronavírus, muitos locais, como aeroportos fábricas, hospitais, supermercados e outros têm adotado o protocolo de mensurar a temperatura das pessoas por meio de termômetros, sendo o de infravermelho o principal aliado. No entanto, o equipamento de grande ajuda pode resultar em diagnósticos errados quando não usado de forma adequada.

>> Ipem-PE inicia verificação de veículos táxis novos no Recife; saiba quais são os documentos necessários

Diferente dos termômetros digitais e de vidros, os termômetros de infravermelho não são regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e seu registro se dá apenas no âmbito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Eles medem a energia irradiada pelo paciente, que é convertida em um valor de temperatura. Existem termômetros infravermelhos de ouvido e de testa.

De acordo com Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), ao manusear os instrumentos as pessoas devem verificar se a lente ou o sensor de infravermelho estão livres de detritos, sujeira ou condensação que possam afetar a precisão da leitura. Se necessário, pode-se fazer a utilização de um cotonete macio e álcool para limpá-lo. É necessário ter cuidado para não arranhar a lente ou o sensor.

Um outro ponto destacado pelo órgão é sobre as condições das medições. Segundo o Ipem-PE, elas devem ser realizadas nas condições ambientes (temperatura e umidade) especificadas pelo fabricante, devendo também aguardar alguns minutos para que o indivíduo possa repousar, caso tenha feito algum esforço físico.

Também é necessário olhar no manual de instruções qual deve ser a distância entre a lente ou sensor do instrumento e a superfície a ser medida. Esse cuidado é muito importante, pois distâncias maiores ocasionarão leituras menores, podendo uma pessoa febril não ser diagnosticada como tal.

Para que não haja erro, ao fazer a leitura, é preciso estar seguro de que a lente ou sensor de infravermelho estejam a um ângulo reto (90°) da superfície do alvo, ou seja, perpendicular ao alvo. Atividades físicas e ingestão de bebidas e comidas durante a medição ou minutos antes podem induzir a possíveis erros de leituras. Por isso, é importante averiguar com o indivíduo essa possibilidade.

Modelos

Há modelos de termômetros de infravermelho que possuem recurso de selecionar a unidade de medida, graus Celsius (°C) ou graus Fahrenheit (°F). Deve-se selecionar a unidade de medida °C.

É necessário prestar atenção, porque também há modelos que possuem dois modos de medição: o destinado à determinação da temperatura do local do corpo humano (“modo corpo”) e um geralmente designado como “modo objeto”, de finalidades diversas, até mesmo para determinar a temperatura de superfícies de líquidos.

Se a leitura for considerada insatisfatória, opte por usar um termômetro de contato com modelo aprovado pelo Inmetro, para assegurar o resultado da temperatura da pessoa.

 

 

 

 

Comentários

Últimas notícias