Para criar medidas em combate a evasão de alunos em tempos de coronavírus e a reinserção no ambiente escolar na retomada das aulas presenciais, a Secretaria de Educação de Paulista lançou o programa Nenhum a Menos nesta quinta-feira (12).
A proposta á uma parceria da Prefeitura de Paulista com o Unicef e o Itaú Social. A metodologia desenvolvida pelo Unicef tem como objetivo realizar a busca ativa das crianças e adolescentes em idade escolar que abandonaram a sala de aula nos meses anteriores a pandemia, e também os que não conseguem mais acompanhar as atividades online desenvolvidas pela Secretaria. O acompanhamento e a implementação da estratégia serão aplicados no município pela Associação Cidade Escola Aprendiz.
A representante do Unicef, Júlia Ribeiro, ressaltou a necessidade do enfrentamento à exclusão escolar. “É muito importante que o município do Paulista tenha aderido ao programa Nenhum a Menos. A criança ou adolescente deixa de assistir aula por diversos motivos e nós precisamos identificar o “porquê” para garantir que ela retorne à escola e a permanência do vínculo através de toda uma rede de acompanhamento com um conjunto de políticas articuladas”.
- Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponível
- Malala defende o Fundeb e afirma que não há meritocracia sem igualdade na educação
- Governo de Pernambuco nega data vazada com retorno das aulas em 1º de setembro
- Donos de escolas particulares de Pernambuco querem resposta rápida sobre o retorno das aulas presenciais
- Após quase 5 meses de pandemia, Pernambuco anuncia programa para garantir internet a alunos da rede estadual
- Início das aulas remotas da UFPE ganha nova data
O secretário de Educação do município, Carlos Júnior Ribeiro, enfatizou a importância do diagnóstico feito juntamente com os gestores para que todas as crianças permaneçam na sala de aula. “Devido à pandemia, nós já estamos nos antecipando e vamos intensificar o mapeamento dos alunos. Nós já temos resultados satisfatórios na rede porque diminuímos bastante a evasão escolar. Isso é fruto das nossas parcerias e do nosso trabalho em conjunto com toda a comunidade escolar”.
De acordo com a gerente de Articulação Comunitária da Educação e coordenadora do programa no município Valdenize Honório enfatizou que mesmo durante a pandemia a secretaria já está realizando esse levantamento da ausência dos alunos. “ Nós já identificamos as crianças que não estão acompanhando as atividades remotas ou não estão buscando o kit merenda. Além disso, nós temos os dados do último censo escolar e vamos trabalhar para que esses alunos sejam inseridos novamente à escola”.
A representante do Itaú Social, Sônia Dias, também falou sobre a garantia do acesso à educação como novo horizonte para que as crianças retornem à sala de aula. “Mesmo na pandemia com todas as medidas de segurança e até durante as aulas remotas e que possam retornar com segurança e não tenha nenhum a menos”.
A secretária de Políticas Sociais e Esportes do município Mércia Falconeri, a superintendente da Secretaria de Saúde Renata Ferreira, o representante do Conselho Escolar Wil Vitorino e Cíntia Soares, da Associação Cidade Escola Aprendiz participaram do lançamento do programa, que foi online. A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Saúde e Políticas Sociais, além do Conselho Escolar e Tutelar.
Os investimentos na área de Educação estão tornando o ensino público no Paulista mais qualificado e mais atraente para os alunos. Um dado importante que indica esta conclusão é a diminuição significativa da evasão escolar na rede municipal, que aparece no último relatório apresentado pelo Ministério da Educação (MEC), com uma redução no percentual de estudantes que abandonam o ambiente escolar no Ensino Fundamental. A evasão escolar diminuiu em 52% ao longo dos sete anos e meio da gestão.
Comentários