operação argo

Quase 100 presos são recapturados em Pernambuco por violar regras de monitoramento eletrônico

Nesta quinta-feira (13), mais nove reeducandos foram presos após passarem para o regime domiciliar por conta da pandemia

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 13/08/2020 às 10:57 | Atualizado em 13/08/2020 às 11:00
Foto: CNJ
11ª etapa da operação foi deflagrada nesta quarta-feira (12) - FOTO: Foto: CNJ

Como parte da 11ª fase da Operação Argo, mais nove reeducandos em monitoramento eletrônico foram recapturados no Recife, nesta quinta-feira (13), por violarem regras de prisão domiciliar. Os jovens haviam sido beneficiados com a medida por conta da pandemia do novo coronavírus. Eles foram presos em nove bairros da Região Metropolitana do Recife, e conduzidos à Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, para procedimentos junto ao Poder Judiciário. A etapa da operação foi deflagrada na quarta-feira (12).

Com isso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através da Executiva de Ressocialização (Seres), recapturou 92 violadores desde 24 de abril, entre homens e mulheres - a maior parte em prisão domiciliar em razão da covid-19. 

>> PF desarticula quadrilha especializada em fraudes bancárias em Pernambuco, na Paraíba e no RN

>> Polícia encontra carro usado por suspeitos na chacina em Ipojuca

>> Polícia Civil apreende armas de grosso calibre durante operação em Pernambuco e Rio Grande do Norte 

>> Polícia apreende armas, drogas e até cartões do Bolsa Família em operação na Mata Norte de Pernambuco

As prisões foram cumpridas por policiais penais do Centro de Monitoramento Eletrônico de Reeducandos (Cemer), juntamente com a da Escola Penitenciária de Pernambuco (EPPE); Centro de Observação e Triagem Crimininológica Everardo Luna (Cotel); gerências de Gestão de Pessoas (GGP) e de Inteligência e Segurança Orgânica (Giso); e da Superintendência de Segurança Penitenciária (SSPEN),

Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, reforçou que o direito de ir para casa está sendo respeito, mas que os presos precisam seguir regras. “ Se violarem essas regras, nós os recapturamos no momento da infração”, afirmou.

Desde a chegada da pandemia a Pernambuco, 2.313 detentos do regime fechado e semiaberto foram liberados para domiciliar. O benefício judicial contempla idosos (acima de 60 anos) com comorbidades, pessoas com pensão alimentícia e aqueles com previsão para migrar para o regime aberto até 31 de julho de 2020. Aproximadamente 600 pessoas saíram das unidades prisionais com monitoramento eletrônico, conforme determinação judicial.

Comentários

Últimas notícias