tripulação

Com resultado negativo para covid-19 em todos os tripulantes, navio retido no Porto de Suape é liberado

Apesar das suspeitas de coronavírus, tanto o tripulante que faleceu como os outros testaram negativo

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 19/08/2020 às 11:21 | Atualizado em 19/08/2020 às 17:50
DIVULGAÇÃO
O navio de carga Vinalines Sunrise estava em alto mar quando o tripulante faleceu - FOTO: DIVULGAÇÃO

Após morte de tripulante, no último sábado (15), o navio de carga Vinalines Sunrise, que estava em alto mar, teve que atracar no Porto de Suape a pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (17). Uma equipe da Marinha do Brasil foi acionada e chegou ao local de helicóptero para realizar o resgate, mas a equipe encontrou o tripulante falecido. Apesar das suspeitas de coronavírus, tanto o tripulante que faleceu como os outros testaram negativo. 

A Secretaria de Saúde de Pernambuco tinha recebido, na segunda, a notificação do óbito suspeito para covid-19. A amostra biológica da vítima foi coletada, enviada para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE). Da mesma forma, as outras pessoas presentes na embarcação foram testadas pela secretaria. Como o resultado foi negativo, a embarcação de bandeira vietnamita será liberada a operar no Porto de Suape, uma vez que o navio não representa risco sanitário.

O navio, que vinha de Fortaleza, no Ceará, estava fundeado no Porto do Recife e, como o local não tem profundidade para acomodar o calado da embarcação, ele não foi atracado no local previsto.

Veja nota da Anvisa

"No último sábado (15/8), a Anvisa foi notificada de uma emergência a bordo do navio Vinalines Sunrise. A embarcação estava em alto mar e solicitou atracação no Porto de Suape (PE). Uma equipe da Marinha do Brasil, foi ao local de helicóptero para realizar o resgate. Ao chegar na embarcação, a equipe encontrou o tripulante já em óbito. A Anvisa no Porto acionou o Plano de Contingência, acompanhando a remoção do corpo, que foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para identificação da causa morte. Os fiscais da Anvisa também acompanharam a coleta de material para realização de exame para Covid-19 dos demais tripulantes a bordo. Nesta quarta-feira (19/8), foram divulgados os resultados dos exames. Todos os tripulantes, inclusive o que faleceu, testaram negativo para a doença. Diante do resultado negativo, a embarcação será liberada a operar no Porto de Suape, uma vez que o navio não representa risco sanitário."

Veja nota da SES-PE

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que deu negativo o exame para Covid-19 do homem que veio à óbito em navio de carga de bandeira vietnamita que atracou no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Porto de Suape). A embarcação, que vinha de Fortaleza (CE), foi autorizada a ancorar, na última segunda-feira (17.08), em Suape, onde passou por inspeção de equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelas atividades de controle sanitário em portos e aeroportos. Os demais colaboradores do navio também tiveram amostras coletadas e enviadas para laboratório privado - todos negativos para a Covid-19."

 


Comentários

Últimas notícias