PROIBIÇÃO

Quem descumprir decreto e montar barraca na praia será notificado, diz Prefeitura do Cabo

No último fim de semana, os barraqueiros chegaram a montar estruturas nas praias de Gaibu, Calhetas, Xaréu e Enseada dos Corais

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/08/2020 às 20:52 | Atualizado em 20/08/2020 às 21:06
CHICO PORTO/ACERVO JC IMAGEM
O comércio de praia chegou a ser proibido em razão da pandemia do novo coronavírus - FOTO: CHICO PORTO/ACERVO JC IMAGEM

com informações da repórter Roberta Soares

Um dia após barraqueiros e ambulantes que trabalhavam nas praias do município de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, antes da pandemia do novo coronavírus retomarem as atividades mesmo com a proibição do governo do Estado e receberem uma notificação sobre o descumprimento, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, também no Litoral Sul, informou nesta quinta-feira (20) que os barraqueiros que não cumprirem o decreto também serão notificados. A gestão disse também que tem feito "rotineiramente nas 9 praias da cidade e que tem orientado barraqueiros e banhistas".

>> Barraqueiros do Litoral Sul enfrentam governo do Estado e seguem na praia

>> Sem informar data, Pernambuco anuncia retomada do comércio de praia para 8ª etapa do plano de convivência

>> Apenas duas regiões de Pernambuco avançam no Plano de Convivência a partir de segunda-feira (24)

As fiscalizações na cidade estão sendo realizadas com todos os órgãos de Fiscalização Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. Ainda segundo a prefeitura, os barraqueiros já foram capacitados sobre os protocolos que estão sendo realizados nos restaurantes.

No último fim de semana, os barraqueiros chegaram a montar estruturas nas praias de Gaibu, Calhetas, Xaréu e Enseada dos Corais. "Não fizemos na segunda-feira porque os fiscais ameaçaram recolher nosso material de trabalho. Como não podemos ter mais esse prejuízo, desistimos e seguimos aguardando a boa vontade do governador", disse o presidente da Associação de Barraqueiros de Gaibu, Crélio José da Silva.

Ipojuca notifica associações dos barraqueiros e ambulantes

Nessa quarta-feira (19), a Prefeitura de Ipojuca notificou as associações dos barraqueiros e ambulantes do município após trabalhadores das duas categorias retomarem às atividades mesmo o governo de Pernambuco ainda não ter liberado o comércio nas praias.

Durante entrevista aos jornalistas Felipe Vieira e Wagner Gomes, no programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal, o secretário de Defesa Social de Ipojuca, Osvaldo Morais, informou que a prefeitura foi "surpreendida" com a presença dos ambulantes e barraqueiros, no entanto, "optou por não entrar em confronto por saber da necessidade deles. São pessoas que precisam trabalhar". Para não entrar em conflito, o secretário informou que a opção foi a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do município notificar as duas associações.

"Eles (os trabalhadores) estão vendo os restaurantes funcionando na praia, hotéis, pousadas, e se perguntam por que não eles já que os registros da covid em Ipojuca estão com números muito bons. Nós estamos há 29 dias sem uma morte. Então, como forma de protesto, eles invadiram a praia e foram comercializar, comentou o secretário.

Segundo Morais, caso os barraqueiros e comerciantes voltem às praias, haverá outras notificações. "A gente entende a necessidade deles, mas entende também que o decreto está em vigor", comentou.

Comércio de praia retomará na etapa 8

Nesta quinta-feira (20), o governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa online, que o comércio de praia poderá voltar às atividades na etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19. Apesar do anúncio, não ficou definida a data para esse retorno. Atualmente, os municípios do Litoral pernambucano se encontram na fase 7 do plano.

Nesta quinta-feira (20), barraqueiros de praia do Recife e de Jaboatão dos Guararapes protestaram para pedir um posicionamento da gestão sobre uma data. Na quarta-feira (19), ambulantes e barraqueiros da praia de Porto de Galinhas retomaram as atividades, mesmo sem autorização, também como uma forma de protesto. Os comerciantes esperavam que o governo se posicionasse sobre "os critérios e formas de atuação para reabertura" na terça-feira (18), como havia sido informado pela Secretaria da Casa Civil. No entanto, isso não foi cumprido.

 

Comentários

Últimas notícias