FLEXIBILIZAÇÃO

Apenas duas regiões de Pernambuco avançam no Plano de Convivência a partir de segunda-feira (24)

Apenas as gerências regionais de saúde 7 e 8 poderão avançar no plano

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 20/08/2020 às 17:46 | Atualizado em 20/08/2020 às 18:02
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Serviços de alimentação poderão funcionar das 6h às 20h - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Na próxima semana apenas duas gerências regionais de saúde (Geres) de Pernambuco avançarão no Plano de Convivência com a Covid-19. Segundo foi anunciado durante a coletiva de imprensa do governo na tarde desta quinta-feira (20), as regiões de Petrolina e Salgueiro, ambas no Sertão do Estado, que compreendem, respectivamente, as geres VII e VIII, entrarão na etapa 6. Nesta fase, serviços de alimentação (bares, restaurantes e academias) e academias de ginástica e similares estão autorizados a retomarem as atividades. Os serviços de alimentação podem funcionar das 6h às 20h.

>> Veja atividades liberadas nesta segunda-feira em Pernambuco no Plano de Convivência com a Covid-19

>> Veja calendário da retomada das aulas presenciais para cursos livres em Pernambuco

>> Sem informar data, Pernambuco anuncia retomada do comércio de praia para 8ª etapa do plano de convivência

Os municípios contemplados da 7ª Geres são: Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante. Já os da 8ª Geres são: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, as outras macrorregiões permanecerão na mesma etapa que se encontram. A macrorregião 1, que compreende o Grande Recife e as Zonas da Mata, está na fase 7, as macrorregiões 2 e 3, que compreendem o Agreste e parte do Sertão, estão na fase 6. A macrorregião 4, que compreende as Geres de Petrolina, Salgueiro e Araripina, só avançará as duas primeiras.

Questionado se há uma possibilidade de igualar todos os municípios no Plano de Convivência, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que o novo coronavírus não tem se comportado de forma igual em todas as regiões. "Nós temos dito, semana após semana, que temos visto um comportamento heterogêneo da doença no Estado. Não há uma homogeneidade que permita colocar todos os municípios na mesma condição do plano", disse.

Comércio de praia retomará na etapa 8

Também nesta quinta-feira, o governo de Pernambuco anunciou que o comércio de praia poderá voltar às atividades na etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19. Apesar do anúncio, não ficou definida a data para esse retorno. Atualmente, os municípios do Litoral pernambucano se encontram na fase 7 do plano. 

Nesta quinta-feira (20), barraqueiros de praia do Recife e de Jaboatão dos Guararapes protestaram para pedir um posicionamento da gestão sobre uma data. Na quarta-feira (19), ambulantes e barraqueiros da praia de Porto de Galinhas retomaram as atividades, mesmo sem autorização, também como uma forma de protesto. Os comerciantes esperavam que o governo se posicionasse sobre "os critérios e formas de atuação para reabertura" na terça-feira (18), como havia sido informado pela Secretaria da Casa Civil. No entanto, isso não foi cumprido.

Coronavírus em Pernambuco

Nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que nas últimas 24 horas foram confirmados mais 1.142 casos do novo coronavírus. Entre os confirmados nesta quinta, 61 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 1.081 são leves. Agora, o Estado totaliza 116.359 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 25.014 graves e 91.345 leves.

Além disso, foram confirmados 23 óbitos, ocorridos desde o dia 12 de julho. Do total de mortes confirmadas nesta quinta, 9 (39%) ocorreram nos últimos três dias, sendo 1 morte registrada ontem (quarta, 19/08), 5 mortes em 18/08 e 3 em 17/08. Os outros 14 óbitos (61%) ocorrem entre os dias 12/07 e 16/08. Com isso, o Estado totaliza 7.303 mortes provocadas pelo novo vírus.

Comentários

Últimas notícias