Atualizada às 12h43
Uma obra da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) provocou um vazamento de gás na Rua Ernesto de Paula Santos, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã deste sábado (22). Por causa do incidente e cheiro forte de gás, moradores de um prédio próximo ao local da obra precisaram deixar seus apartamentos. Além disso, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) precisou fazer o isolamento da via, na altura do cruzamento com a Rua Coronel Anísio Rodrigues Coelho.
Segundo engenheiros da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) que estão no local, o problema foi solucionado e não há mais vazamento de gás. Por volta das 10h30 deste sábado, a via foi liberada, segundo a CTTU. A autarquia estima que a interdição na rua durou cerca de 1h30.
Com o bloqueio da rua, o motorista que seguia da Avenida Recife em direção ao bairro de Boa Viagem, logo na descida do viaduto, teve que fazer um desvio à direita por causa da via interditada. A movimentação no local ficou intensa, com muitos carros e lentidão no tráfego.
De acordo com o porteiro de um dos prédios próximo ao local da obra, o vazamento teria iniciado por volta das 7h55 da manhã, após um erro cometido por um dos trabalhadores da Compesa, que acabou acertando uma tubulação da Copergás que passa pela rua. "O rapaz que trabalha na empresa para fazer o serviço, quando ele utilizou a concha, acertou o cano da Copergás. Aí começou todo esse transtorno”, afirmou o porteiro, identificado apenas como Marcos.
Veja imagens:
Copergás ainda não dimensionou extensão dos danos
Procuradas pelo JC, a assessoria de comunicação da Copergás informou, por telefone, que a companhia ainda não consegue precisar a extensão dos danos causados pelo rompimento. A assessoria disse ainda que os reparos estão sendo feitos a fim de evitar novos vazamentos no local.
Ainda de acordo com a companhia, o abastecimento de gás foi restabelecido por volta das 12h na região.
Por nota, a Compesa afirmou que, apesar de todos os procedimentos técnicos e de segurança adotados a fim de evitar situações dessa natureza, não foi possível evitar os danos às redes instaladas, já que nem todas as interferências podem ser identificadas previamente.
A Companhia informou ainda que está em campo trabalhando para que a situação seja resolvida ainda neste sábado (22) e que a obra que visa ampliar os serviços de esgotamento sanitário no bairro de Boa Viagem possa prosseguir conforme planejado. As ações na Rua Ernesto de Paula Santos terminam no dia 11 de setembro.
A Compesa esclarece que, apesar de todos os procedimentos técnicos e de segurança adotados a fim de evitar situações dessa natureza, não foi possível evitar os danos às redes instaladas, já que nem todas as interferências podem ser identificadas previamente. A orientação das autoridades é que a população respeite os bloqueios e evite se aproximar do local.
Por fim, a Companhia informa que está em campo trabalhando para que a situação seja resolvida ainda hoje (21) e que a obra que visa ampliar os serviços de esgotamento sanitário no bairro de Boa Viagem possa prosseguir conforme planejado. As ações na Rua Ernesto de Paula Santos terminam no dia 11 de setembro.
Comentários