Intercâmbio sem sair do Estado

Estudantes da UPE poderão cursar um semestre na Unicap, com validade na instituição de origem. Prazo de inscrição vai até sexta, dia 28/08

Publicado em 26/08/2020 às 6:00
LUISI MARQUES/JC360
Alunos cotistas manterão gratuidade, diz Pedro Rubens, reitor da Unicap - FOTO: LUISI MARQUES/JC360
Leitura:

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) firmou acordo com a Universidade de Pernambuco (UPE) para um projeto pioneiro no Estado. Baseado na Lei de Intercâmbio Internacional, o programa "Intercâmbio sem sair de Pernambuco" permitirá aos estudantes da UPE cursarem um semestre na Unicap, com validade na instituição de origem. As inscrições vão até esta sexta-feira (28), no site da Unicap.

Para promover a integração de estudantes e amenizar os impactos da pandemia da Covid-19, o novo programa é uma das ações do Consórcio Pernambuco Universitas, formado pela Unicap e universidades públicas do Estado. "Só pudemos implantar o 'Intercâmbio sem sair de Pernambuco' graças ao consórcio. Nossos alunos que estão no exterior estão participando das aulas remotamente e, por isso, pensamos: por que não aproveitarmos esse momento e fazermos um intercâmbio no nosso próprio Estado? Os estudantes podem fazer um semestre inteiro aqui e essas disciplinas terão equivalência às que eles fariam na universidade de origem", esclarece o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens.

Além da equivalência acadêmica, própria dos acordos internacionais, a Unicap fará a equivalência socioeconômica. "Nosso intercâmbio será inclusivo. Cotistas da UPE serão recebidos aqui com a gratuidade, assim como os nossos alunos do Prouni, mas o estudante que tenha condições pagará a mensalidade", diz Rubens.

O reitor da UPE, Pedro Falcão, comemorou a iniciativa. Para ele, quem ganha são os estudantes. "Pernambuco está dando exemplo de unidade e os beneficiados são os alunos. Eles podem aprimorar conhecimentos cursando uma disciplina que não seja da área deles, ou podem optar por disciplinas do próprio currículo. Com isso, o aluno pode concluir seu curso mais rapidamente, uma vez que a UPE adotou um semestre suplementar e a Católica vem funcionando normalmente, com as aulas remotas".

Os alunos da UPE interessados no intercâmbio deverão estar entre o segundo e o penúltimo ano da graduação para se candidatarem. A aprovação depende das vagas disponíveis para cada disciplina - o estudante poderá se matricular em até seis matérias.

 

Comentários

Últimas notícias