Selvagem

Jaguatirica ferida é resgatada e levada ao Parque de Dois Irmãos

Animal estava com feridas no rosto, foi tratado e será devolvido à natureza nesta quarta-feira (26)

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 25/08/2020 às 21:35 | Atualizado em 25/08/2020 às 21:42
DIVULGAÇÃO
Parque de Dois Irmãos resgata jaguatirica ferida - FOTO: DIVULGAÇÃO

Com feridas no rosto, uma jaguatirica macho foi resgatada por técnicos do Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. Em tratamento, o felino apareceu próximo ao prédio de nutrição do zoológico. Por ser um animal de pequeno porte, sua pelagem lembra a de uma onça, com quem é comumente confundido. O animal nativo vivia solto na área de Mata de Atlântica do equipamento e deve ser devolvido à natureza, no final da tarde desta quarta-feira (26).

>> Saiba tudo sobre o Parque Dois Irmãos

>> Parque de Dois Irmãos terá área triplicada e modernizada

O parque informou que a jaguatirica vem sendo cuidada por biólogos e veterinários há cerca de seis dias no hospital veterinário da unidade. O responsável técnico do Parque de Dois Irmãos e médico veterinário, Márcio Silva, contou que o felino está saudável. "Provavelmente, ele chegou próximo ao prédio por curiosidade, se perdendo na hora da saída. Ele foi encontrado por um tratador ao lado do setor de nutrição, fugindo quando percebeu a presença dele. Como notamos que o animal estava ferido, decidimos resgatá-lo e tratar as lesões que tinha no rosto”, disse.

Foi realizada uma bateria de exames para tentar diagnosticar as causas das lesões e definir a melhor maneira de tratar os ferimentos. “Além de cuidar dos animais do zoológico, a gente se dedica também aos os animais da Unidade de Conservação. A prioridade é o bem-estar dos animais e a proteção da biodiversidade da área”, acrescentou o veterinário.

O Parque onde a jaguatirica será libertada possui uma área de 1.158,51 hectares de Mata Atlântica protegida, localizada na Região Metropolitana do Recife. A libertação deve ser feita em um ponto afastado do zoológico, informou a unidade de conservação.

O que é uma jaguatirica?

A Jaguatirica (Leopardus pardalis) é uma espécie de felino que costuma marcar seu território e pode ser encontrada praticamente em todos os biomas do território nacional, menos na região dos pampas do Rio Grande do Sul. Tem hábitos solitários e predominantemente noturno. Durante o dia, costuma ficar em ocos de árvores ou em arbustos. Esse felino possui também grandes habilidades para subir em árvores, saltar e nadar.

Comentários

Últimas notícias